O corpo de uma idosa de 67 anos morta a facadas foi encontrado na noite dessa quarta-feira em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), ela teria discutido com o marido. A briga teria começado após um desentendimento sobre um orçamento de um muro, que o homem considerou muito alto. Populares acionaram a PM, que encontrou o corpo estendido, com sagramento na região da cabeça e uma faca no chão da sala. O homem apresentava sinais de embriaguez.
Ambulâncias do Samu, tanto da Unidade de Suporte Básico quanto da Unidade de Suporte Avançado, foram acionadas e confirmaram o óbito da mulher. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso será investigado pela Polícia Civil.
FEMINICÍDIO Em 2015, Minas Gerais registrou 129.054 casos de violência contra mulheres. A maioria foi violência física (62.490), como agressões, estupros e homicídios. A violência psicológica ocupa o segundo lugar (54.939), e ocorre quando o criminoso abandona, ameaça, constrange, maltrata, perturba o trabalho e o sossego, sequestra ou mantém a vítima em cárcere privado. Já a violência patrimonial (6.423) se dá quando o homem se apropria de bens e objetos da mulher.
Naquele ano, a cada quatro minutos uma mulher de Minas Gerais sofreu algum tipo de violência – por dia, foram 353. Os dados fazem parte do Diagnóstico de Violência Doméstica e Familiar nas Regiões Integradas de Segurança Pública, elaborado pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).
*Sob supervisão da subeditora Ellen Cristie