Moradores e a Prefeitura de Ubá, na Zona da Mata, contabilizam, na manhã deste domingo, os prejuízos causados por um temporal que assustou a cidade no fim da tarde e início da noite de ontem. Conforme o secretário de Ambiente e Mobilidade Urbana do município, Vicente de Paulo Pinto, choveu 93 milímetros entre 18h de ontem e 6h da manhã de hoje, volume que fez o Rio Ubá transbordar e levar enchentes para vários pontos da cidade. Segundo a prefeitura, é a maior enchente dos últimos 30 anos no município
Os alagamentos se espalharam por vários pontos da cidade, como no terminal rodoviário, que ficou inundado. Ruas e avenidas amanheceram cobertas de lama e lixo depois que o nível do Rio Ubá abaixou e revelou o tamanho dos estragos. "A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi avisada e os técnicos já chegaram na cidade. O prefeito está preparando um decreto de estado de emergência", afirma o secretário Vicente de Paulo. Às 14h o gabinete de crise se reunirá para definir as próximas ações.
Confira imagens do alagamento do terminal rodoviário de Ubá
Apesar da quantidade de água, ninguém ficou ferido. "Tivemos registro de várias pessoas ilhadas, mas todas saíram sem nenhum problema", acrescenta o secretário. Também há registro de casas inundadas em que a água atingiu mais de um metro dentro das residências. A Prefeitura de Ubá segue fazendo levantamentos para contabilizar todo o estrago causado pela chuva.
Abastecimento de água interrompido
A Copasa informou, por meio de nota, a que o abastecimento de água em Ubá foi interrompido, emergencialmente, neste domingo, em razão de danos eletromecânicos em equipamentos do sistema, causados pelas fortes chuvas. As Estações de Tratamento de Miragaia e de Peixoto Filho foram inundadas.