Segundo o tenente Pendro Henrique Barreiros, comandante do policiamento do Anel Rodoviário, o congestionamento devido ao incidente já chega ao Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, na altura do km 468. "Um desvio já foi feito próximo ao Bairro Califórnia, para que os veículos que estão na faixa principal passem para a marginal e possam sair do Anel. A parte em que o asfalto cedeu está fechada e a concessionária está no local para início das obras", informou o tenente.
Para tentar agilizar a liberação da pista, uma força-tarefa foi montada pela Via 040, com a atuação de 25 homens na manutenção. Tratores e caminhões tamparam a cratera com terra. “O trabalho será realizado de forma ininterrupta, inclusive durante a madrugada, para que o tráfego seja liberado no menor tempo possível”, afirmou a empresa sem dar um prazo total para a liberação da via. “A causa do problema foi volume atípico de chuvas, entretanto, cabe ressaltar que o afundamento no asfalto aconteceu fora da estrutura do viaduto”, finalizou.
Os reflexos do incidente já atingem outros pontos da cidade. De acordo com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), as Avenidas Tancredo Neves, Ivaí, Abílio Machado e a Rua Pará de Minas, todas na Região Noroeste, têm trânsito lento por conta dos desvios. Além dessas vias, o trânsito segue intenso também na Avenida Carlos Luz, também devido à abertura da cratera no Anel.
17h35 Anel Rodoviário sentido RJ alt. da Via Expressa: Iniciada obra de manutenção. Trânsito desviado para pista marginal.
%u2014 OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) 12 de março de 2018
%uD83D%uDCF7BTN/COP-BH pic.twitter.com/bC9H3vOBfn
*Sob supervisão da editora Liliane Corrêa