Foram decretadas as prisões temporárias dos irmãos Leonardo Andrade e Bernardo Alexandre Andrade, e do amigo deles, Júlio César Cardozo Torquato, suspeitos de serem mandantes da agressão aos trabalhadores sem-terra na Fazenda Norte América, no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas. A ação, que aconteceu na quinta-feira passada, deixou seis pessoas feridas. Até a publicação desta reportagem, os três ainda não tinham sido localizados, sendo considerados foragidos pela Polícia Civil de Montes Claros. As prisões temporárias foram decretadas , no último fim de semana, pela juíza plantonista Luciana Oliveira Torres, da Comarca de Coração de Jesus.
Já foram presas 13 pessoas por envolvimento no confronto, entre elas o advogado Robson Lima e a gerente da fazenda, Andreia Beatriz Silva. Na propriedade, um dos invasores foi detido com uma espingarda. Ele foi autuado por porte ilegal de arma. A prisão dele ocorreu na manhã de domingo, quando as Policias Civil e Militar desencadearam a “Operação Paz no Campo”, cumprindo 10 mandados de busca em Montes Claros, Capitão Enéas e Belo Horizonte.
Leia Mais
Mais de 10 pessoas são detidas por ataque a trabalhadores sem-terra em MGFuncionária de fazenda é presa suspeita de ataque a trabalhadores sem-terra em MGAgente penitenciário é executado na frente da namorada no Barreiro, em BHCarro capota em acidente e motoristas saem ilesos; veja vídeoEm entrevista coletiva, nesta segunda-feira, o delegado Renato Nunes Henriques, chefe 11º departamento de Polícia Civil de Montes Claros, afirmou que a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade faz parte de um grupo liderado por José Rainha, ex-líder do Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). Conforme a Polícia Civil, em 18 de fevereiro, a FNL invadiu a Fazenda Norte América e agrediu a gerente Andréia Beatriz. Ela foi atingida por um tiro de raspão. Animais foram subtraídos da propriedade.
O delegado informou, ainda, que os proprietários da fazenda retiraram dali os animais, que foram levados para o Parque de Exposições de Montes Claros. Lá passaram a ser alimentados em cocheiras. Foi instaurado inquérito para apurar a invasão, considerada ilegal.
Os proprietários entraram com uma ação judicial visando a reintegração de posse. A audiência na Justiça está marcada para esta terça-feira. No entanto, conforme Renato Henriques, os proprietários não esperaram a decisão judicial e resolveram fazer a “reintegração de posse por conta própria”. No final da tarde de quinta-feira, um caminhão- baú entrou na propriedade e os ocupantes afirmaram que iriam buscar ração. Depois, homens saíram de dentro do veículo e passaram a agredir os sem-terra.
Segundo as investigações, os produtores (e irmãos) Leonardo e Bernardo Andrade contrataram “jagunços” para “aterrorizar” os sem-terra, pagando R$ 400 a cada um deles. Júlio Cezar Cardoso também teria contribuído na “negociação”. Leonardo Andrade, que é ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Meio Ambiente de Montes Claros (gestão anterior), é apontado pela Polícia Civil como o dono da Fazenda Norte América, embora o nome dele não aparecem documentos da propriedade, que está em nome da mãe dele.
A polícia informou que também foi cumprido mandado de busca do apartamento da mãe de Leonardo, no Bairro Funcionários em Belo Horizonte, onde houve apreensão de um computador, telefone celular e munição.