O abastecimento de água foi retomado de forma provisória e parcial em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira. Uma adutora superficial abastece a cidade nas partes baixas. Nos terrenos mais altos, ele está sendo complementado por meio de caminhões-pipa providenciados pela mineradora Anglo American, que teve na segunda-feira tubulação de mineroduto no município rompida. Depois do acidente, o fornecimento de água foi cortado.
Uma adutora definitiva no subsolo começou a ser construída nesta quarta-feira e deve ficar pronta na sexta. A autorização foi viabilizada por meio de outorga emergencial concedida pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
A Anglo American deve ser autuada nesta quinta-feira por causa do acidente. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) informou que notificou no auto de infração que quer acompanhar a investigação semanalmente. Ou seja, a pasta quer ter acesso a todas as informações da investigação que a empresa está realizando.
Em nota, a Anglo American disse que "o município de Santo Antônio do Grama (MG) retomou, de forma gradativa, o abastecimento de água pela Copasa. A cidade começou a ser abastecida às 0h20 desta madrugada, inicialmente, nas partes baixas.
Leia Mais
MPF abre inquérito para apurar rompimento de mineroduto em MinasMineroduto se rompe, despeja minério e atinge manancial de água em Santo Antônio do GramaSobrevoo em área afetada pelo rompimento de mineroduto vai avaliar extensão do danoMinas Gerais já registrou 82 surtos de conjuntivite em 2018Anglo American será autuada por rompimento de mineroduto na Zona da MataO Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar o rompimento da tubulação. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG também investiga o caso. Nesta terça-feira, o órgão pediu o bloqueio imediato de R$ 10 milhões da Anglo American.
.