Jogo no estilo videogame, premiação e promessa de dinheiro de volta. Com esses acessórios reunidos na tela do celular, um novo aplicativo de transporte chega a Belo Horizonte para uma competição que não tem nada de virtual: a meta é conquistar uma fatia de um mercado cada vez mais disputado. Anunciando diferenciais de tarifa, estilo e bonificação, começa a operar hoje na região metropolitana uma startup nacional que pretende, nos próximos seis meses, abocanhar 10% do mercado brasileiro e, só na Grande BH, ter 50 mil usuários ativos. A capital mineira é a terceira praça da empresa, que começou a funcionar em outubro em São Paulo e, depois, em Vitória.
Leia Mais
Após interdição na BR-356, motoristas enfrentam trânsito lentoVídeo mostra enxurrada durante chuva no Buritis; calor segue em BH no fim de semanaRisco de desabamento provoca interdição da BR-356 no BelvedereProjeto de lei atropela transporte de passageiros por aplicativo no Aeroporto de ConfinsO aplicativo está disponível para Android ou iPhone, mas o passageiro só consegue baixá-lo se tiver em mãos um código-convite. A partir de hoje, 2 mil motoristas, entre particulares e taxistas, estão aptos a rodar pela plataforma.
Além de dicas de atendimento, comportamento com os passageiros e segurança, o espaço tem infraestrutura para que os veículos passem por vistoria antes de entrar em operação. Segundo a empresa, os condutores são aceitos só por meio de indicação de veteranos bem avaliados. O sistema de avaliação ao fim das corridas, que varia de 0 a 5, tem impacto direto na remuneração do motorista, de acordo com a startup: notas mais altas valem mais dinheiro. De acordo com o diretor de marketing da 4Move, Adriano Soncini, há 5 mil solicitações de cadastro na capital mineira.
Serão oferecidas quatro categorias, sendo duas de motoristas particulares e duas de táxi: blue (a mais barata), black, táxi comum e táxi executivo. Para o passageiro, a primeira sai mais em conta. Mas, mesmo pagando mais caro nas outras, Soncini garante que a base tarifária é a mais barata do mercado.
Na categoria blue, cada dois quilômetros rodados valem um ponto na bonificação. No restante, a proporção é de um para um.