Nas últimas 24h, a Defesa Civil atendeu 100 ocorrências em Belo Horizonte por causa das pancadas de chuva. De acordo com o órgão, o número foi registrado das 16h40 de sexta-feira até as 16h40 deste sábado (17).
Os principais problemas registrados foram de risco ou queda de árvores, que somaram 12 ocorrências cada. A Defesa Civil também registrou 10 casos de trincas e infiltrações. Houve ainda registros de alagamentos, enchentes e inundações.
As regiões atingidas com os maiores número de incidências por causa das chuvas foram a Centro-Sul e a Oeste, com, 26 ocorrências cada. Na sequência do balanço, aparece a região Nordeste, que teve 14 atendimentos.
As pancadas de chuva voltaram a atingir regiões de Belo Horizonte na tarde deste sábado (17) e a Defesa Civil fez novos alertas à população, especialmente nas regionais Venda Nova, Norte, Leste e Nordeste.
A água veio acompanhada de raios e trovoadas. Há alerta de atividade elétrica em BH e Região Metropolitana e a recomendação é ter atenção redobrada nas próximas duas horas. Os termômetros da Prefeitura de BH marcam 27,2° nesta tarde, com 57% de umidade do ar.
Entre os alertas, a Defesa Civil recomenda evitar a Rua Alberto Cintra, na Cidade Nova, Região Nordeste da capital.
Há risco de transbordamento no Córrego Gorduras. O alerta da Defesa Civil é para as pessoas evitarem trafegar pela Rua dos Limões, nos cruzamentos com Rua dos Coqueiros e Rua dos Bambus, próximo à MG 05, Rua Doze, Rua Leonídia de Lima (Bairro Maria Goretti). É preciso ter atenção e não entrar em áreas sujeitas a alagamento.
Maiores volumes de chuva (mm), por Regional de sábado (17), em 50 minutos (entre 14h20 e 15h10):
Barreiro - 0,4
Centro Sul - "não disponível"
Leste - 36,2
Nordeste - 42,8
Noroeste - 0,2
Norte - 0,0
Oeste - 1,0
Pampulha - 0,4
Venda Nova - 0,4