Quase dois anos após a conquista dos títulos de patrimônio e paisagem cultural da humanidade – a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fez o anúncio em 17de julho de 2016 –, a Pampulha, em Belo Horizonte, depende de um plano estratégico e avançou pouco em intervenções. Segundo o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, a região que abriga o conjunto moderno “não pode ser confundida com uma árvore de Natal em que se pode pendurar o que quiser e fazer parte do contexto natalino”. Ferreira destacou que “aqui é um patrimônio mundial, berço da arquitetura moderna brasileira, e os atrativos culturais e paisagísticos são o ponto de partida. Assim, os usuários, seja da cidade, ou de outras partes do país, reclamam da falta de infraestrutura, restaurantes, banheiros e programações culturais durante todo o ano”.
Leia Mais
Nova etapa de desassoreamento na Lagoa da Pampulha deve começar no 1º semestrePampulha é procurada por famílias em feriado; veja o que abre e o que fecha na região nesta terçaConcorrendo a título da Unesco, Cataguases aposta em tradição no cinemaItamaraty indica e BH pode se tornar referência mundial em gastronomiaAo comemorar 20 anos de reconhecimento pela Unesco, Diamantina quer alçar novos voos Condomínio da Lagoa da Pampulha prevê gastos de até R$ 37 milhões por anoOuro Preto lança Ano do Patrimônio Cultural e reabre Chafariz dos ContosFerreira explicou que o encontro vai nortear algumas ações, incluindo um ciclo de oficinas.
TROCA DE EXPERIÊNCIA
Para o diretor de Patrimônio Cultural e Arquivo da Fundação Municipal de Cultura, Yuri Mello Mesquita, o encontro foi muito positivo, especialmente pela presença de representantes de capitais como Rio de Janeiro (RJ), que tem o Parque do Flamengo e a Lagoa Rodrigues de Freitas; Brasília (DF), com o Lago Paranoá, e Florianópolis (SC), com a Lagoa da Conceição. “Estamos trocando experiências importantes sobre o uso das orlas, o que nos permitirá propor ações práticas e políticas públicas. “É essencial que a população tenha o sentimento de pertencimento em relação à Pampulha”, ressaltou Yuri..