Usuários da unidade de Belo Horizonte do Programa Farmácia de Todos, do governo do estado, voltaram a conviver com longas filas para conseguir medicamentos. Na manhã de ontem, longas filas se formaram com pacientes que chegaram a ficar de duas a três horas à espera do remédio. No atendimento, funcionários afirmaram que o problema se devia à troca do sistema que gerencia o serviço.
Leia Mais
Surto de conjuntivite em Belo Horizonte dá sinais de tréguaAlém da falta de medicamento, usuários do SUS enfrentam longa espera para receber remédios disponíveisAtualmente, a demora para atendimento não tem sido constante, embora continue incomodando. É o que indicam usuários como Ana Paula Aparecida da Silva, de 38 anos. Ela recebe medicamento todo o mês, pois faz tratamento de hemodiálise, mas diz que somente ontem encontrou fila. “Cheguei às 8h45.
Cléber da Silva, de 69, também reclamou da longa espera. Ele esteve ontem no local para pegar medicamentos contra reumatismo. “Estava agendado para 10h30. Cheguei um pouco antes e já estava uma fila longa. Devia ter umas 100 pessoas na minha frente. Mas é a primeira vez que acontece comigo essa confusão”, disse.
“A fila estava lá embaixo.
TRIAGEM Enquanto a fila se estendia pela avenida do Contorno, funcionários da Farmácia de Todos passavam pelos usuários para fazer uma triagem. Marilda Souza, de 31, que estava com o filho Davi, portador de paralisia cerebral, foi uma das pessoas que tiveram prioridade. “Tive toda a assistência. A fila estava longa, mas uma funcionária fez a triagem. Não fiquei nem meia hora”, contou.
O atendimento também foi elogiado por Conceição Aparecida, de 42. Segundo ela, os usuários recebem toda a assistência por funcionários e enfermeiros. Para ela, a lotação é a principal causa da demora. “Quando cheguei estava muito cheio, por causa da alta demanda. As pessoas têm que ligar antes para ver se há o medicamento. E muitos não fazem isso”, disse. “Tem enfermeiros que ficam de prontidão aqui. Eu mesmo passei mal, e logo fui atendida”, completou.
Sobre a longa fila diante da unidade, a Secretaria de Estado da Saúde informou que, “devido à necessidade de adequar os procedimentos ao novo sistema, o tempo previsto de atendimento para pacientes agendados tem aumentado”. “O aumento também ocorre em razão da elevação da disponibilidade de medicamentos oferecidos para os usuários na Farmácia de Todos.