O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva isolada nesta quinta-feira, acompanhada de raios e trovoadas, mas de intensidade moderada em Belo Horizonte. Já a Defesa Civil municipal mantém válido o alerta preventivo especial que emitiu sobre a possibilidade de chuva com volume entre 70 e 90 milímetros para a capital mineira. O informe tem validade até a manhã desta sexta-feira.
Leia Mais
Copasa não dá previsão para tapar cratera no Centro de BHEngenheiros apostam em estabilização de muro na BR-356, no BelvedereDefesa Civil de Belo Horizonte emite alerta de tempestades até sexta-feira Belo Horizonte registra o mês de março mais chuvoso dos últimos 57 anos'Segunda vez em uma semana', diz morador sobre alagamento em BH'Tivemos que levar os alunos para o segundo andar', diz funcionária de escola inundadaTemporal atinge BH, vias são fechadas e córregos ameaçam transbordarLixo em calçadas do Bairro Prado vira alvo de fiscalizaçãoMulher morre atropelada e moradores protestam na Via Expressa, em ContagemUnião reconhece situação de emergência pelas chuvas em BH“A gente nota que durante a madrugada a temperatura pode declinar um pouco nos próximos dias, mas durante o dia as temperaturas ficam estáveis. Depois do dia 15 de abril, há uma previsão de declínio maior das temperaturas”, explica Luiz Ladeia, meteorologista do Inmet.
Assim como na previsão para BH, o Inmet não prevê temporais nas outras regiões do estado. Segundo o instituto, há chance de chuva isolada para o Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas.
Nas demais regiões, segundo o Inmet, o céu permanece parcialmente nublado a ensolarado e não há chance de precipitações. Temperatura máxima registrada no estado hoje deverá ser de 36 graus na Região Norte.
Defesa Civil explica alerta de tempestade
Procurada pelo em.com.br, a Defesa Civil de Belo Horizonte explicou que as condições atmosféricas que favoreciam condições de temporais entre terça e sexta-feira, se dissiparam.
Contudo, o órgão não descarta a ocorrência de chuva para a capital mineira até domingo e mantém o alerta. “A gente abriu um alerta preventivo na terça-feira até sexta-feira com um embasamento técnico e trabalhamos com um monitoramento em tempo real desta situação. Entre hoje e amanhã, não vai mesmo acontecer aquele evento de chuva da sexta-feira passada, como mostrado na condição inicial de terça-feira”, explica o meteorologista Daian Diniz,da Defesa Civil de BH.
“Ao mesmo tempo, há um indicativo de chuva entre hoje e domingo. Mas só podemos dizer em algum momento que ela será forte, fazendo o acompanhamento em tempo real. Inclusive, pelo que temos acompanhado nesta manhã, é muito possível que a gente abra outro alerta preventivo à tarde,” complementou Daian Diniz.
* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais
* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais