Jornal Estado de Minas

UTI Neonatal do Hospital das Clínicas de Uberaba volta a receber pacientes

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, voltou a receber pacientes na tarde de quinta-feira. Nesta semana, quatro bebês prematuros morreram na unidade por infecção. Os casos são investigados pela instituição. 

“A admissão de novos pacientes havia sido suspensa na terça-feira, 20, até a estabilização do episódio de infecções pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível, que causou quatro óbitos na madrugada do dia 20”, informou o Hospital das Clínicas, por meio de nota. 

Dois bebês na UTI Neonatal apresentam infecção pela bactéria e estão com quadro clínico estável, sem risco de morte, e recebendo tratamento. Segundo o hospital, não ocorreram mais mortes e não foram detectadas novas infecções desde terça-feira. 

O hospital também esclarece que não foi interditado pro órgãos sanitários. “A suspensão temporária de recebimento de pacientes na UTI Neonatal foi uma medida interna de precaução”, diz a nota. Ainda segundo o Hospital das Clínicas de Uberaba, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi notificada sobre a “possibilidade de evento adverso”. Os protocolos de higiene e segurança do paciente estão sendo mantidos. 
.