Os cães dos bombeiros são treinados para ações de busca e resgate de pessoas sumidas. Os militares usaram da docilidade e inteligência dos animais para atrair a atenção do público, principalmente as crianças, para dar orientações sobre prevenção de acidentes domésticos, muito comuns na primeira infância, tais como a ingestão de detergentes, afogamento em baldes e piscinas, queimaduras em fogões.
Também foram dadas explicações sobre os trabalhos de prevenção e socorro desempenhados pelo Corpo de Bombeiros, bem como destacado os transtornos e risco dos trotes passado pelo telefone 193, com relatos de falsas ocorrências, que acabam por empenhar um aparato que pode ser necessário no atendimento de uma situação real.
“A percepção do risco e a adoção de condutas preventivas e seguras são bases da proteção e defesa civil. É uma das muitas missões da corporação, que enxerga a educação como uma mola para impulsionar o progresso”, salientou o tenente Eliel Miranda, do 8º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberaba.