Desde esta segunda-feira, 11 parques públicos de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão abertos aos visitantes. Os lugares foram fechados em janeiro, devido aos casos de febre amarela que foram registrados no município. Na cidade, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 31 casos foram confirmados, sendo que oito pessoas morreram. A cidade ocupa o terceiro lugar de casos confirmados.
Leia Mais
Minas se iguala a São Paulo no número de mortes por febre amarelaMais três suspeitas de febre amarela são investigadas em Nova Lima, na Grande BHParque de Montes Claros é fechado devido ao surto de febre amarelaOrquidário do Parque Municipal de BH será reaberto em junhoPeríodo crítico da febre amarela passou, mas governo mantém alertaChega a 150 o número de mortes por febre amarela em Minas GeraisMortes por febre amarela chegam a 145 em Minas, média de 1,5 por dia desde dezembroDom Walmor celebra missa com moradores de rua e pede compromisso com os mais pobresEm nota, o secretário municipal de Saúde de Nova Lim,a José Roberto Lintz, faz um alerta aos frequentadores dos parques públicos. "Embora os riscos tenham diminuído, é importante que as pessoas sigam as orientações. Os visitantes devem estar imunizados há, no mínimo, 10 dias de antecedência, sem esquecer de continuar usando repelentes. O mosquito se reproduz em condições mais adequadas durante o verão, mas mesmo nas demais estações do ano, precisamos continuar em alerta", orientou.
Para Danilo Vieira, secretário municipal de Meio Ambiente, a reabertura tem como objetivo dar aos moradores espaços de lazer.
Confira a lista dos parques reabertos à população:
Parque Rego dos Carrapatos
Serra da Calçada
Serra do Souza
Morro do Elefante
Morro do Pires
Banqueta Rego Grande
Estação Ecológica Fechos
CEA- AngloGold
CPEA - Vale
Mata do Jambreiro
RPPN- Vale dos Cristais
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, quatro parques estão fechados para a visitação devido a circulação do vírus da febre amarela. O primeiro a fechar as portas por tempo indeterminado foi o Parque das Mangabeiras, em 30/11/2017, seguido pelo Serra do Curral, em 3/12/2017. Em janeiro deste ano, foram fechados o Aggeo Pio Sobrinho e o Parque Ecológico Roberto Burle Marx – o Parque das Águas. Já o Zoológico de BH, na Pampulha, exige dos visitantes o cartão de vacina atualizado para que não corram risco de contaminação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), eles foram fechados com o objetivo de proteger a população. E, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a reabertura dos espaços ainda não tem data definida, devendo acontecer em consonância com a recomendação técnica da SMSA. A pasta recomenda a vacinação para as pessoas que ainda não foram protegidas.
* Sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.