Jornal Estado de Minas

Estudante pisa em cobra dentro de sala de aula no Norte de Minas

Os alunos da Escola Municipal Josefa Pereira, da comunidade rural de Catarina, no município de Bocaiuva, na Região Norte de Minas, tomaram um susto com a presença de uma visitante indesejada dentro de uma  sala de computação: uma cobra jararaca. Uma aluna,  de 9 anos, pisou acidentalmente no réptil. Por precaução, a garota chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não foi constatado que ela foi picada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Bocaiuva informou que os alunos participavam da aula de computação quando a estudante de nove anos pisou acidente na jararaca. Aparentemente foi verificado que a menina não teve nenhum ferimento. Mesmo assim, diz a nota, “por precaução”, a menina foi encaminhada imediatamente para o Hospital Municipal Doutor Gil Alves, onde foi atendida por um pediatra.

Em seguida,  foi levada para o Hospital Regional Clemente de Faria, unidade de referência a vítimas de acidentes com animais peçonhentos em Montes Claros. A garota foi submetida a novos exames e foi liberada logo em seguida, após a constatação de que ela nada sofreu.

A vegetação próxima aos prédios é uma das principais causas do aparecimento de animais peçonhentos. Quanto a isso, a Prefeitura de Bocaiuva informou que a escola municipal de Catarina recebeu os serviços de capina e limpeza por duas ocasiões neste ano: em 14 de fevereiro e em 16 de março.


Na nota divulgada, a Prefeitura lembra que “a cobra jararaca é comum na região e por vezes encontrada até em residências na zona urbana”. Por outro lado, ressalta que a probabilidade do réptil “aparecer ocasionalmente” na Escola Municipal Josefa Pereira “é muito maior do que na cidade”, pelo fato de o educandário estar localizado na zona rural “em *(sic) meio ao habitar natural da jararaca”..