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Cratera vizinha do Viaduto Santa Tereza foi fechada mas trecho segue impedidoViaduto da BR-262 é interditado após aterro cederDEER/MG aposta em tecnologia para desarmar ameaça de encosta na BR-356Nova etapa de obras no Complexo da Lagoinha vai fechar o trânsito neste sábadoTrecho da Avenida Antônio Carlos é interditado nesta noite Feriado será de calor e sem chuva em BH e nas cidades históricasCapotagem deixa um morto e dois feridos na Via ExpressaNo caso do Complexo da Lagoinha, no fim do ano passado, depois de transcorrido quase um ano da previsão inicial para o término da obra, a Sudecap tinha expectativa de inaugurar a estrutura em janeiro.
O QUE FALTA A Sudecap sustenta que a obra está em sua reta final e que 90% da estrutura já está concluída. Falta a pintura e a limpeza das vigas metálicas, o revestimento com capa asfáltica nas faixas de rolamento e a implantação da iluminação do Viaduto Leste. Além disso, vai ser preparada a armação de barreiras que serão implantadas no Viaduto Leste, sentido Centro/avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. Elas vão substituir barreiras que já existem no elevado. A BHTrans ficará responsável pela sinalização vertical e horizontal na nova obra.
O elevado que está prestes a entrar em operação tem 57 metros de comprimento e as maiores vigas já usadas na construção de obras do tipo pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Desse modo, a pista de duas faixas que segue paralela ao Viaduto Leste, no sentido Lagoinha/Avenida do Contorno e Bulevar Arrudas, passa a receber o tráfego misto (carros e ônibus). A outra, também de duas faixas, desemboca próximo à Rua São Paulo e terá a faixa da esquerda destinada ao trânsito misto, enquanto a da direita será de uso exclusivo de ônibus, incluindo o Move. Na chegada à Rua São Paulo, o acesso será limitado aos coletivos, enquanto os demais veículos seguem e podem acessar o Centro pela Rua Rio de Janeiro.
Outra mudança no Viaduto Leste vai ocorrer no sentido Centro/bairro, partindo do Bulevar Arrudas para as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Com a mudança da barreira de concreto que divide os dois sentidos da estrutura, as duas atuais faixas ganham reforço de mais uma e os carros vão poder ocupar três faixas até o Túnel da Lagoinha.
Nova previsão para a Via 710
Outra importante obra viária de Belo Horizonte também enfrenta longos atrasos. A construção da Via 710, acesso entre as regiões Leste e Nordeste da cidade, começou em setembro de 2014, com previsão inicial de conclusão para o fim de 2016.
Por meio de nota, a Sudecap informou que o novo prazo para a conclusão da via é o fim deste ano. Mas há ressalvas: “O prazo está sujeito ao andamento dos processos judiciais de desapropriação, que podem provocar reprogramações no cronograma planejado”. De acordo com a superintendência, das 217 desapropriações previstas, 190 imóveis estão liberados e o restante, 27, encontra-se em processo judicial ou em negociação. Estão sendo investidos cerca de R$ 160 milhões em remoções e desapropriações pela prefeitura. Os processos judiciais da Vila Arthur de Sá estão suspensos por orientação do Ministério Público Federal (MPF), até que as negociações das indenizações sejam concluídas.
A obra vai interligar os bairros São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo e União, além das avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. Atualmente, estão sendo executadas intervenções na estrutura do viaduto Bolívar; terraplanagem, pavimentação e obras complementares (passeio, meio-fio e sarjetas) no trecho compreendido entre a Avenida Itaituba e a Rua Elísio de Brito.
Já foi concluída a passarela de concreto entre os elevados, os viadutos D e E, pavimentação asfáltica, passeio, armação de cortina de contenção, instalação de gradis, serviços de microdrenagens, contenções para a trincheira de intercessão entre a Via 710 e a Avenida José Cândido da Silveira, alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista leste do complexo da Avenida José Cândido da Silveira..