Jornal Estado de Minas

Guarda Municipal oficializa presença de agentes em estações de ônibus

 

Possibilitar a mobilidade, manter a ordem pública e garantir segurança aos usuários de transporte público de Belo Horizonte. Com essas características, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) implantou a Operação Estação Segura – um desdobramento da Operação Viagem Segura –, que pretende agir preventivamente contra a prática de roubos e furtos aos usuários, coibir evasões, organizar os espaços de integração.

Na capital, as estações São Gabriel, na Região Nordeste, e Pampulha, já contam com a presença dos agentes de segurança. A oficialização da Guarda Municipal (GM) nas estações ocorreu a partir de estudos da pasta, que apontaram para a necessidade de os agentes estarem em área de integração. Segundo o secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, a experiência dos agentes nas avenidas Antônio Carlos e Senhora do Carmo foram essenciais. “Utilizamos o conhecimento apreendido a partir da Operação Viagem Segura e contamos com o apoio da população, que nos alertou sobre desordem nas estações e até incidência de crimes”, contou.

Por se tratar de estações híbridas – recebem linhas de vários níveis –, a ação nas plataformas é coordenada pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), pela Transfácil e a GM. Os postos indicados pela pasta já estão instalados nas estações São Gabriel e Pampulha servindo como ponto de apoio ao agente que trabalha no local, assim como ao usuário do transporte. Pampulha ainda conta com os cães do canil da corporação.

.