Acabar com as enchentes que causam prejuízos econômicos e risco de morte para moradores às margens do Ribeirão Arrudas, na Avenida Tereza Cristina. Esse é o objetivo da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com o lançamento de uma licitação de obra que soma mais de R$ 28 milhões, com recursos provenientes do Ministério das Cidades.
Leia Mais
Sem obras de drenagem, BH fica refém dos efeitos das chuvasDepois da tempestade vem... buraco nas ruas e mais chuva em BHUnião reconhece situação de emergência pelas chuvas em BHImplantação de bacia de detenção contra enchentes na Pampulha entra em nova faseEdital quer agilizar obras contra enchentes na Avenida Cristiano MachadoMinas abriga segunda maior população vivendo em área de risco no paísA obra será feita ao longo do curso d'água, entre as ruas Padre Machado e Padre Viegas. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, essa intervenção integra o programa Reestruturação e Revitalização Ambiental dos Córregos da Bacia do Ribeirão Arrudas, que inclui outras ações. Entre elas está a detenção dos córregos Bonsucesso, Olaria e Túnel/Camarões.
Alagamentos
Em agosto, a prefeitura lançou outras duas licitações para sanar os transtornos causados com o alagamento e a interdição da Avenida Cristiano Machado, principal via de ligação da Região Norte da cidade e acesso ao Centro Administrativo do governo do estado e ao aeroporto internacional de Confins.
As obras nos canais dos ribeirões da Pampulha e do Onça, que ainda estão em andamento, prometem reduzir enchentes como a que transformou a Avenida Cristiano Machado em um rio, em 2011, na altura do Bairro Primeiro de Maio.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa.