Mais uma cidade mineira viveu o terror provocado por quadrilhas especializadas em ataques a bancos. Criminosos fortemente armados explodiram caixas eletrônicos na madrugada desta quarta-feira em Passos, no Sul de Minas. Moradores gravaram vídeos onde são possíveis ouvir diversos disparos e explosões. De acordo com uma fonte da TV Alterosa Sul de Minas, os ladrões usaram drones para monitorar a movimentação de policiais. Houve troca de tiros com as forças de segurança e as buscas continuam.
Leia Mais
Criminosos atiram para o alto e explodem banco em cidade no interior de MinasBandidos explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil em PiumhiCriminosos explodem agência bancária no Vale do Rio DoceMPMG deflagra operação contra explosão de caixas no Norte de MinasPolícia prende, em São Paulo, suspeitos de ataques a bancos em PassosMinas Gerais registra dois ataques a bancos a cada cinco dias em 2018Suspeito de abusar de criança de quatro anos em Vespasiano culpa sobrinho de cincoPM estoura fábrica clandestina de armas em Nova SerranaPBH anuncia centro de referência para moradores de rua na LagoinhaOperação contra explosão de caixas tem tiroteio no Triângulo Mineiro Criminosos explodem agência bancária em IpiaçuUm ônibus que fazia a linha Passos a Furnas e Itaú de Minas foi incendiado pelos criminosos na região da MG-050, saída da cidade. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar (PM), ninguém ficou ferido. Motoristas relatam que a entrada de Passos está com trânsito congestionado nesta manhã por conta do ônibus queimado e das pistas interditadas pelos bandidos na MG-050. O veículo danificado deve ser retirado ainda pela manhã.
Um carro usado no crime foi abandonado. Dentro dele foram encontradas várias munições. Segundo a corporação, alguns explosivos colocados nos bancos não explodiram. O Grupo de Operações Especiais da PM foi chamado para desativar os artefatos. Um grande aparato policial está em prontidão na cidade nas buscas pelos criminosos. A procura também é feita em municípios da região. A PM ainda conta com a ajuda da população. Se alguém tiver informações que possam levar até a quadrilha deve acionar o 190.
Com a ação, aulas em escolas estaduais e municipais foram suspensas. A unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) também cancelou as aulas do turno da manhã nesta quarta-feira, segundo comunicado assinado pelo diretor acadêmico da instituição na cidade, Itamar Teodoro de Fária. “Tendo em vista os eventos desta madrugada, o clima de insegurança instalado e considerando a responsabilidade sobre a segurança dos nossos alunos e servidores, estão suspensas as atividades da unidade no período da manhã”, diz a nota publicada no Facebook da UEMG de Passos. As atividades serão retomadas à tarde, exceto se houver orientações em contrário.
Ataques seguidos
Desde a sexta-feira, oito agências bancárias foram alvos de criminosos em cidades mineiras. No último domingo, criminosos fortemente armados chegaram em Virgem da Lapa, na Região do Jequitinhonha, em uma caminhonete. Para intimidar a população, atiraram várias vezes para o alto. A ousadia foi tamanha que eles atacaram uma agência na Região Central do município, onde acontecia um show ao vivo. A quantia levada não foi informada.
No sábado, uma agência do Banco do Brasil foi explodida em em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas. De acordo com a PM, os criminosos usaram de extrema violência na ocorrência. Eles fizeram várias pessoas reféns para serem usadas de escudo humano na porta do imóvel, com o objetivo de evitar uma ação da Polícia Militar que pudesse colocar em risco o roubo dos bandidos. Durante as buscas, os policiais encontraram sacolas de dinheiro e conseguiram descobrir o endereço do sítio usado pela quadrilha, situado às margens da MG-050, entre o trevo de São Sebastião do Oeste e o pedágio. No local foram localizadas várias armas, entre fuzis 556 e 762, pistolas e submetralhadoras. A PM também localizou 11 coletes, 14 rádios transmissores, máscaras anti-gás, a caminhonete Hilux branca e muitos explosivos, além de outros materiais. Ao menos quatro homens foram presos.
Na sexta-feira, uma série de ataques aconteceu nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas. Criminosos explodiram quatro agências bancárias. A Polícia Militar desconfia que o mesmo grupo pode estar ligado a três dos assaltos, pois a distância próxima entre Areado, Cabo Verde e Jacuí (todas no Sul de Minas), o horário espaçado entre as três ocorrências, a presença de duas caminhonetes nesses três casos e a proximidade com o estado de São Paulo reforçam a possibilidade de conexão. Além disso, a PM também registrou um ataque em Pains, no Centro-Oeste do estado.