Foi liberado, nesta sexta-feira, o novo viaduto do Complexo da Lagoinha, Centro de Belo Horizonte. O tráfego começou a fluir pelas duas alças, que fazem o sentido Bairro/Centro, por volta da 0h. A estrutura faz a ligação dos corredores de ônibus das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos com o Hipercentro da capital. O objetivo é dar mais vazão ao trânsito na chegada à região.
Do lado esquerdo, são duas novas faixas que desembocam em direção às ruas São Paulo e Rio de Janeiro. Uma delas é exclusiva pra o Move, o que não existia anteriormente, quando, após sair da Estação São Gabriel, os veículos não tinham um trecho 100% exclusivo até o Centro. Já as duas faixas da direita levam os veículos à Avenida do Contorno.
A Rua São Paulo, entre a Rua Oiapoque e a Avenida do Contorno, será de trânsito exclusivo para ônibus e carros que se deslocam em direção à Praça Engenheiro José Nogueira de Sá, no Centro da capital.
Veja, a partir da saída do túnel, como fica a lógica com o novo viaduto no Complexo da Lagoinha
A inauguração do viaduto estava atrasada há um ano e, após adiamento, a previsão era de que a alça fosse aberta somente em maio deste ano. O investimento total da intervenção é de aproximadamente R$ 61,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade.
Desse modo, a pista de duas faixas que segue paralela ao Viaduto Leste, no sentido Lagoinha/Avenida do Contorno e Boulevard Arrudas, passa a receber o tráfego misto (carros e ônibus). A outra, também de duas faixas, desemboca próximo à Rua São Paulo e terá a faixa da esquerda destinada ao trânsito misto, enquanto a da direita será de uso exclusivo de ônibus, incluindo o Move. Na chegada à Rua São Paulo, o acesso será limitado aos coletivos, enquanto os demais veículos seguem e podem acessar o Centro pela Rua Rio de Janeiro.
Outra mudança no Viaduto Leste é no sentido Centro/Bairro, partindo do Bulevar Arrudas para as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Com a mudança da barreira de concreto que divide os dois sentidos da estrutura, as duas atuais faixas ganham reforço de mais uma e os carros vão poder ocupar três faixas até o Túnel da Lagoinha. (Com informações de João Henrique do Vale)