O ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) Vanderlei Machado assumiu ontem a presidência da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de referência nacional no desenvolvimento de soros, vacinas e medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de análises laboratoriais. A posse ocorreu na manhã desta terça-feira, com a presença do vice-presidente do CRF/MG Alisson Brandão e da diretora-tesoureira, Adriana Tupynambá.
Leia Mais
Cobras corais nascem em serpentário da FunedFuned investiga cinco mortes por suspeita de febre amarela em MinasFuned completa 107 anos e é referência na área de Saúde; conheça o legado de Ezequiel DiasPúblico escolheu o nome da cobra de estimação da Funed, em BH; saiba qual foiO nome dele foi defendido pelo conselho junto ao governador Fernando Pimentel. "A Funed precisa ser conduzida por alguém que domine os processos técnicos e transite com facilidade por todas as áreas, da pesquisa à produção”, defendeu a atual presidente do CRF/MG, Yula Merola.
Vanderlei Machado assume o desafio de direcionar a instituição para o cumprimento da meta de, até 2020, ser referência nacional em inovação científica e tecnológica, Vigilância em Saúde e desenvolvimento de produção de medicamentos para o SUS. “Agora, com a condução do professor Vanderlei, os caminhos serão os melhores para a fundação. Ele tem mais de 40 anos de experiência e sempre se dedicou à saúde pública”, comenta Yula.
"Me espelho nele para seguir a nova gestão do conselho farmacêutico e confio que o professor fará muito pela Funed", afirma Yula Merola. A atual presidente do CRF/MG conta que Vanderlei é uma referência no mercado farmacêutico mineiro. "Ficamos muito honrados por termos a nossa sugestão aceita. Para nós não há melhor pessoa para assumir o cargo", completa.
Trajetória profissional
Vanderlei Machado é farmacêutico-bioquímico graduado em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) E pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, e em Farmácia Homeopática pela Associação Paulista de Homeopatia.
Durante 31 anos, foi professor assistente de Parasitologia Médica da Ufop, entidade da qual também foi coordenador e orientador de projetos em Parasitologia para alunos do curso de Farmácia e Bioquímica. Ele também foi paraninfo e patrono de várias turmas formandas de diversas faculdades de farmácia de Minas Gerais.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa.