A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, terá início na segunda-feira, dia 23. O esforço de imunização vai até o dia 1º de junho e a previsão da administração municipal é de vacinar cerca de 810 mil pessoas.
Leia Mais
Especialistas indicam medidas de higiene respiratória para evitar gripeComeça cadastro para que acamados recebam vacina contra a gripe em BHMinas vacinou 87,5% da população de risco contra a gripeSaiba onde tomar a vacina contra a gripe em Belo HorizonteCampanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em MinasO público-alvo da imunização definido pelo Ministério da Saúde são crianças de 6 meses a 4 anos, pessoas com idade acima de 60, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens em medida socioeducativa de 12 a 21, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.
O cadastramento de pessoas acamadas e residentes em casas de repouso para a vacinação contra o vírus Influenza em Belo Horizonte começou na última segunda-feira e as inscrições terminam em 12 de maio. Segundo a PBH, a imunização contra a gripe em casa é exclusiva para o público-alvo da campanha que não tem condições de ir aos centros de saúde por impossibilidade de locomoção.
O cadastramento pode ser feito pelo site da prefeitura, link Acesso Rápido/cadastro de acamados, pelo telefone (31) 3277-7722, ou diretamente no centro de saúde de referência do paciente.
A vacina contra a gripe é trivalente e garante imunização contra três vírus: o H1NI, H3N2 e vírus Influenza B. Em 2017, 771,537 pessoas foram vacinadas durante a campanha em Belo Horizonte.
Casos de gripe em 2018
Minas Gerais já registrou 12 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pelo vírus Influenza. A maioria foi causada pelo vírus H3N2, que infectou mais de 47 mil pessoas e provocou mortes, principalmente de crianças e idosos, nos Estados Unidos no último inverno. Também houve contaminação por H1N1.
Os dados foram divulgados em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), no último dia 9. Segundo o balanço, já foram notificados 348 casos de SRAG. Destes, 222 tiveram amostras coletadas e processadas. O Influenza foi responsável por 12 casos. Outras 28 foram causadas por outros tipos de vírus.
A capital mineira foi a que mais registrou casos de Influenza que provocou SRAG: cinco no total. Todos do vírus H3N2. O mesmo vírus infectou um morador de Contagem, na Grande BH, outro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e mais um em Varginha, no Sul de Minas.
A Influenza é uma doença respiratória que pode levar à morte. Ela é grave, principalmente, quando atinge crianças até 5 anos, gestantes, adultos acima de 60, e portadores de doenças crônicas e que apresentam outras condições clínicas especiais.
A infecção pela doença pode causar sintomas que se confundem com outras infecções virais e bacterianas. Ela se manifesta, normalmente, como uma síndrome gripal. O paciente pode ter sintomas de febre, dores de cabeça e musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Se for associado com dificuldade respiratória, o quadro passa para SRAG. Neste caso, a notificação é compulsória.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck
.