Os professores da rede estadual decidiram encerrar a greve, que já durava 42 dias, nesta quarta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), os trabalhadores interromperam temporariamente a paralisação e decidiram voltar ao trabalho na segunda-feira. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou, por meio de nota no início da noite, que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a decisão da categoria.
Leia Mais
Professores de escolas particulares farão paralisação nesta quinta-feiraHá mais de um mês paralisados, professores de MG mantêm greveEm greve há quase um mês, professores da rede estadual de Minas decidem manter paralisaçãoManifestação de professores complica trânsito na Avenida Amazonas Professores fazem manifestação na BR-381, em IgarapéProfessores de escolas particulares avaliam proposta de greve nesta terça-feiraKalil diz que sindicato contrariou os interesses dos professores e fechou a Av. Afonso PenaProfessores particulares entram em estado de greve e prometem nova paralisaçãoNessa terça-feira, foi protocolada na ALMG a Proposta de Emenda à Constituição do Piso Salarial, que contou com a assinatura de 72 deputados.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que aproximadamente 5% das escolas ficaram totalmente paralisadas. Nesta quarta-feira, 105 escolas informaram que estavam nessa situação, de um total de 3.461 unidades escolares do Estado. A pasta afirmou que manteve o diálogo com os professores durante a paralisação. “Com participação do Ministério Público e da Assembleia, foi elaborado um termo de conciliação que previa o envio de projeto de lei para concessão dos reajustes do piso de 2017 e 2018, tão logo o Governo retornasse ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou.
Em relação à reposição das aulas do período da greve, a SEE esclareceu que deverá ser proposto um calendário de reposição dos dias letivos nas escolas que aderiram ao movimento, em acordo com os trabalhadores, para cumprimento da carga horária anual dos estudantes. .