Mais uma etapa das obras da construção da Via 710, que vai ligar as avenidas do Andradas e Cristiano Machado, interditam completamente, desde a manhã desta quinta-feira, o trecho da Rua Conceição do Pará, entre a Rua Minduri e a Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Santa Inês, na Região Leste da capital.
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- Sentido Bairro/Centro – Rua Conceição do Pará, Alça de acesso à Rua Gustavo da Silveira (que irá operar em mão dupla), Rua Gustavo da Silveira sob viaduto da Avenida José Cândido da Silveira, alça de acesso à Avenida José Cândido da Silveira à esquerda, Avenida José Cândido da Silveira, Avenida Cristiano Machado.
- Sentido Centro/Bairro – sem alteração;
- Sentido Bairro / Centro (para veículos que se dirigem no sentido Sabará, bairro Fernão Dias e bairro Dom Joaquim) – Rua Conceição do Pará, Alça de acesso à Rua Gustavo da Silveira (que irá operar em mão dupla), Rua Gustavo da Silveira sob viaduto da Avenida José Cândido da Silveira, Alça de acesso à Avenida José Cândido da Silveira à direita, Rua Conceição do Pará, Rua Marcelino Ferreira, Rua Lauro Gomes Vidal.
A PBH ainda informou que o ponto de ônibus no trecho interditado será relocado para a Rua Gustavo da Silveira, 60 metros à frente do local atual. O acesso/saída do transporte coletivo à Estação José Cândido da Silveira continuará sendo realizado sem alterações.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que interdição irá durar 140 dias, o que equivale a quase 4 meses.
Via 710
A Via 710 promete o acesso entre as regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte – mais precisamente entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. A nova via deve contemplar a melhoria da mobilidade urbana e do planejamento de sistema de transportes da capital, atendendo às necessidades de deslocamento de moradores que utilizam o transporte coletivo.
O sistema deve interligar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo e União, interligando as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o projeto contou com investimento de R$ 71 milhões.
Os trabalhos começaram em setembro de 2014, com estimativa inicial de conclusão para o final de 2016, e o prazo foi reprogramado – e não cumprido – para dezembro de 2017. De acordo com a autarquia, o cronograma foi reprogramado em função do andamento dos processos judiciais de desapropriação e remoções, além de adequações de projetos e implantação de sinalização.
No último balanço, divulgado pela Sudecap em novembro, o número de desapropriações previstas caiu para 22. Porém, o número de remoções judiciais necessárias havia aumentado para 49, sendo que 10 imóveis já foram liberados e o restante encontram-se em processo.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck