O tempo frio e seco chegou e junto a ele uma preocupação: o aumento de casos de gripe. Uma das medidas mais eficientes para se proteger é com a vacinação. A campanha de 2018 começa na próxima segunda-feira em Minas Gerais. O objetivo deste ano é imunizar 90% do público-alvo, que corresponde a pouco mais de 5 milhões de pessoas. As vacinas estarão disponíveis gratuitamente em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A vacina disponível pelo SUS será para crianças de seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); mulheres e homens com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade; e professores de escolas públicas ou privadas.
Leia Mais
PBH abre campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feiraInfluenza já provocou síndrome respiratória grave em 12 pessoas em Minas neste anoMinas registra os primeiros casos de contaminação por Influenza em 2018Vírus da gripe que infectou milhares nos EUA mata uma pessoa em Minas GeraisSaiba onde tomar a vacina contra a gripe em Belo HorizonteAlgumas pessoas podem sofrer algumas “manifestações”, segundo a SES/MG, como dor no local da injeção, eritema e enduração, que ocorrem em 15% a 20% dos pacientes. Casos de febre, mal estar e dor no corpo de 6 a 12 horas após a vacinação pode acontecer e persistir por um a dois dias.
No ano passado, a cobertura vacinal em Minas foi de 91,2%. Mesmo assim, alguns grupos do público-alvo ficaram abaixo. Como crianças e gestantes, que atingiu 80% da meta.
Casos de gripe
Minas Gerais já registrou 12 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocada pelo vírus influenza.
Em relação à influenza, 10 casos foram provocados pelo tipo A. Destes, oito eram o vírus H3N2. Também foram confirmados dois casos de contaminação por H1N1.