“Eu não bati nela. Só xinguei e ameacei algumas vezes, pra ela assustar um pouco.” Esse é o exemplo usado em adesivos colocados em banheiros de bares com o intuito de chamar a atenção dos homens para o fato de que esse “só” também é um tipo de violência doméstica contra a mulher. O cartaz, que faz parte da décima edição da campanha Justiça e Paz em Casa, lançada em 21 de março pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), tem o intuito de educar os homens e chamar as mulheres a denunciar casos de abuso. Minas Gerais tem um caso de violência doméstica contra a mulher a cada três minutos e 37 segundos, conforme os últimos dados tabulados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), referentes a 2017.
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Após horas de atraso, voo que saiu de Miami chega ao Aeroporto de ConfinsPara denunciar violência doméstica, TJMG vai distribuir adesivos em bares de BH Mulher acusa garçom de assédio: 'Enfiou os dedos dentro da minha roupa'Vítima de violência doméstica recebe R$ 2 mil de fiança de agressorVereador é suspeito de matar ex-namorada e o pai dela no Vale do Rio DocePastor suspeito de abuso sexual é executado em Governador ValadaresAtirador mata duas pessoas e fere outras três em bar de ContagemO microempresário Leandro Fernandes, de 34, foi surpreendido pelo cartaz colado no banheiro masculino do bar Amarelim da Prudente, na Região Centro-Sul. “O cartaz me chamou a atenção. A ideia de colocá-los nos bares é ótima, já que são locais onde, muitas vezes, o pessoal exagera na bebida.
No ano passado, 145.029 mulheres foram vítimas de violência doméstica em Minas Gerais, das quais 18.169 apenas em Belo Horizonte. Entre os casos registrados pelo diagnóstico da Sesp de 2017, há divisão entre violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Luiz Antônio dos Santos é gerente do bar Amarelim da Prudente – um dos que abraçou a campanha – e disse que clientes o procuraram para falar sobre a campanha. “Colocamos os cartazes há 15 dias. Ouvi comentários muito positivos como resultado da campanha. Fazer essa reflexão é essencial”, disse. As peças da campanha foram desenvolvidas pelo Centro de Publicidade e Comunicação Visual (Cecov) do TJMG..