Uma adolescente de 13 anos foi apreendida após esfaquear a professora de português dentro da sala de aula nessa segunda-feira em Araxá, no Alto Paranaíba. A mulher foi ferida no rosto e precisou de atendimento médico. Há informações de que a estudante, envolvida em outras ocorrências, teria agido por vingança.
O caso ocorreu ontem por volta das 8h na Escola Municipal Aziz J. Chaer, no Bairro Orozino Teixeira. De acordo com a Polícia Militar (PM), a menina levou a faca de casa já na intenção do ataque. Na delegacia, segundo a Polícia Civil, ela disse que se sentia perseguida pela professora e funcionários da instituição de ensino.
A professora, por sua vez, contou que a aluna se aproveitou de um momento de distração dela, que trabalhava no computador, e a atacou pelas costas, atingindo o lado direito do rosto. A PM foi chamada e ela foi socorrida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá. A docente passa bem.
A mãe da adolescente e o Conselho Tutelar do município acompanharam a ocorrência. Conforme a Polícia Civil, o delegado Vinícius Ramalho Lima ratificou a apreensão em flagrante pela prática de ato infracional análogo ao delito de tentativa de homicídio.
“Essa adolescente tempos antes já havia sofrido precedimento por ter ameaçado o vigia da escola e essa professora testemunhou. A partir desse momento, ela começou a perseguir essa professora até o cometimento do ato”, explicou o delegado regional de Araxá, Vitor Hugo Heisler, que também acompanhou a ocorrência.
“Ela foi à escola com intenção de cometer o crime contra a professora ou uma outra monitora de quem ela não gostava. Ela se sentou no fundo da sala e, quando a professora estava perto do computador, foi se dirigindo para as carteiras da frente”, explicou o delegado, acrescentando que o golpe dado pela adolescente foi em direção ao pescoço da professora. A estudante foi encaminhada provisoriamente a uma instituição que acolhe menores até a realização a audiência na Justiça.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Araxá informou que vai aguardar a decisão do juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude para definir quais providências devem ser tomadas em relação à estudante. Segundo a prefeitura, a adolescente apreendida já se envolveu em diversas ocorrências. Ainda segundo a prefeitura de Araxá, a professora receberá atendimento psicológico e, quando estiver em condições, poderá voltar à sala de aula. O Executivo Municipal também informou que hoje a escola realizou uma palestra sobre violência, que já estava marcada.