O chamado “prédio verde” da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, vai se tornar a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O anúncio deverá feito, nesta quarta-feira, pelo governador Fernando Pimentel, que vai divulgar, às 14h, no Palácio da Liberdade, o plano de ações do estado para revitalização da Praça da Liberdade, incluindo os edifícios que remontam à época de construção da capital. O imóvel, na esquina da Rua Gonçalves Dias, data de 1897 e era a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que poderá retornar futuramente ao antigo endereço.
Leia Mais
Iepha confirma planos para reformar Praça da LiberdadeGoverno do estado e prefeitura de BH vão restaurar a Praça da LiberdadeCoreto da Praça da Liberdade é pichado novamenteCircuito mais charmoso de BH, complexo da Praça da Liberdade abriga atrações variadasFrequentadores noturnos se surpreendem com fechamento da Praça da Liberdade para reformaPraça da Liberdade será fechada neste domingo para obrasEm nota divulgada ontem, o governo informou que a reforma da praça será realizada pelo estado, por meio do Iepha, em conjunto com a PBH e a Vale. As melhorias nos edifícios do Circuito Liberdade terão ainda a participação da Secretaria de Administração Prisional (Seap), com a parceria das empresas Coral, via programa Tudo de Cor, e Casa & Tinta e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).
Durante o evento será divulgada a inauguração “do novo espaço cultural destinado à população: a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais”. Segundo apurou o EM, o espaço será totalmente dedicado às questões ligadas ao tema, como exposições, recepção aos representantes de municípios, para discutir assuntos do patrimônio, reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e outros.
Degradação
Nos últimos meses, a Praça da Liberdade, que sofre os impactos do tempo, do uso constante e de atos de vandalismo, está no foco das atenções urbanas. Em fevereiro, o coreto foi pichado.
No âmbito político, o governador Fernando Pimentel desativou o Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, em Venda Nova, e consolidou o Palácio da Liberdade, em estilo eclético com influência neoclássica, como sede do Executivo estadual – desde 2015, o governador petista despacha no prédio centenário, em estilo eclético, que data da época da fundação da capital. O local foi adotado e totalmente recuperado pela Vale em 1991, na obra de restauro comandada pela arquiteta Jô Vasconcelos, seguindo o estilo paisagístico de sua primeira reforma, datada da década de 1920, ano da visita dos reis da Bélgica a BH. O pioneirismo na adoção virou referência e sedimentou o Programa Adote o Verde, uma iniciativa municipal que permite a empresas, instituições e indivíduos adotar e revitalizar espaços públicos municipais..