O ruído de motosserras se intensificou em Belo Horizonte desde que a prefeitura anunciou, há 19 dias, a criação de uma força-tarefa para podar ou suprimir árvores em risco de queda. De lá para cá foram feitas 1.940 podas e 454 supressões na cidade. Mesmo assim, ainda há muito trabalho pela frente, já que o número representa 33,7% do total planejado. Ontem, a ação ocorreu em um dos atrativos mais procurados por turistas e moradores, a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul. Nessa região, foram feitas 130 supressões e 424 podas desde janeiro.
Leia Mais
Após tragédia no Lourdes, prefeitura realiza poda de árvores na Região Centro-SulApós incêndio em Lourdes, PBH promete podar e cortar 7 mil árvores em até três mesesPrefeitura promete apressar podas após queda de árvore com incêndio em LourdesPoda mal planejada leva risco a pedestres e a passageiros de ônibus em BHFrente fria deve causar chuva e queda de temperatura em BHLobo-guará é encontrado dentro de hospital no Sul de MinasAo todo, segundo dados da PBH, foram analisados 7.154 pedidos.
A prefeitura ressaltou que as solicitações feitas nos canais de atendimento ao cidadão não representam o número total de árvores que precisam de poda ou supressão na cidade, uma vez que várias pessoas podem acionar a PBH para a realização do mesmo serviço.
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) mostra que, de janeiro a maio deste ano, foram realizadas 6.667 podas e 1.272 supressões. Do total, 1.940 podas e 454 supressões foram feitas após o anúncio do Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, em 19 de abril. Os dados representam, em média, cerca de 100 cortes ou remoções por dia na capital mineira.
Em abril, o Estado de Minas informou que, para cumprir a meta de 7.145 cortes em três meses, a prefeitura precisaria intensificar as ações com 80 manutenções por dia ou 2.384 árvores cortadas e suprimidas por mês. Ao todo, 29 equipes atuam no trabalho. Bairros da Região Noroeste lideram as ações com 233 supressões realizadas e 1.372 podas feitas, seguidas da Região Norte com 1.119 cortes parciais.
De acordo com a PBH, engenheiros agrônomos e florestais emitiram 6.162 laudos autorizando a supressão de árvores na capital mineira.