Quase três anos após a interdição da Rua Genoveva de Souza, no Bairro Sagrada Família, Região Leste de Belo Horizonte, provocada por erosão na pista, moradores seguem na expectativa para o início das obras de recuperação da via. A licitação para contratar a empresa que vai trabalhar no local foi aberta somente em março e está em andamento. A última movimentação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem: uma interposição de recurso administrativo por parte de uma das construtoras interessadas na licitação contra o resultado de julgamento das propostas comerciais, publicado em 3 de maio. A partir daí, as demais empresas podem apresentar contrarrazões. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), esse é um ato normal do processo licitatório, previsto em lei.
Leia Mais
PBH anuncia abertura de licitação para reparo em rua do Sagrada Família, em BHRua que desabou em bairro de BH há dois anos ainda está à espera de consertoCratera deixa rua do Bairro Sagrada Família interditada há mais de três mesesComeçam obras de recuperação da Rua Genoveva de Souza, no Sagrada FamíliaPBH anuncia que estão autorizadas obras da Rua Genoveva de Souza na Região Leste da capitalAs intervenções na Rua Genoveva de Souza vão contemplar os serviços e obras de muro de contenção em estrutura de concreto armado aparente e a implantação de rede de drenagem profunda, de 600 milímetros, compreendendo demolições, escavações, aterros, execução de contenção em concreto armado, serralheria, passeios, substituição de meios-fios, retaludamento, plantio de grama, rede de drenagem, bocas de lobo, poço de visita, frezagem, recapeamento e sinalização de vias.
O diretor de relações institucionais da Associação dos Amigos e Moradores do Entorno do Estádio Independência, Adelmo Gabriel Marques, disse que os moradores da região acompanham a licitação e a expectativa é de que as obras comecem em julho. “A última notícia que temos é que esse contrato já tem a empresa vencedora e que ele está para ser assinado”, comentou, ressaltando que espera que a intervenção comece antes do período chuvoso. “A situação da rua hoje causa um problema muito sério para os condutores de veículos que sobem a Genoveva e querem acessar a Cristiano Machado ou pegam a Conselheiro Rocha para ir ao Bairro Cidade Nova”, comentou.
Segundo ele, entre os problemas relatados pela população à associação está a presença de usuários de drogas na rua interditada, moradores de rua que urinam e defecam no local e também a mudança no itinerário dos ônibus da linha 9209. O fechamento bloqueou o tráfego entre as ruas Jaques Luciano e Silvestre Ferraz e desviou o itinerário do coletivo.
O trecho da Rua Genoveva de Souza entre as ruas Jacques Luciano e Silvestre Ferraz foi interditado em 10 de novembro de 2015. “Não foi possível constatar a causa exata da erosão da via, pois, à época, a rede da Copasa no local não tinha se rompido e não foram constatados indícios de umidade significativa no material erodido”, justifica a Secretaria de Obras. “No entanto, suspeita-se que, no passado, quando houve um deslizamento no local, a compactação do aterro não tenha sido suficiente, proporcionando com o passar do tempo e a atuação de alguns motivos externos um carregamento de finos, consequentemente, gerando a erosão e o abatimento”..