Com estoque crítico de combustível, os ônibus da capital mineira vão circular com quadro de horários de domingo nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), no início da noite desta quinta-feira, e confirmado pela BHTrans. Para acessar ao quadro de horários, clique aqui.
De acordo com o Setra-BH, haverá reforço nas linhas troncais que operam nas estações Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro ao longo do dia. Por meio de nota, o sindicato destacou que "a adoção do quadro de horários de domingo visa assegurar o deslocamento dos usuários aos locais de trabalho e retorno a seus lares com a maior facilidade possível na atual circunstância".
Nesta quinta-feira, o quadro de horários das viagens de ônibus da capital mineira já havia sido cortado em 50% fora dos horários de pico. Entretanto, neste sexta-feira, 60% da frota estará nas ruas da capital. O Setra-BH não divulga a estimativa de estoque, mas extraoficialmente representantes de empresas do ramo sustentam que a maioria tem combustível disponível para no máximo dois dias.
Em nota, a BHTrans explicou que a mudança dos horários das viagens se deu "em virtude da redução dos estoques de combustíveis nas empresas operadoras, e do anúncio de ponto facultativo pelos governos municipal e estadual" e que haverá redução de cerca de 45% no número de viagens feitas em um dia útil.
Grande BH
Na Grande BH, no entanto, as viagens serão feitas conforme quadro de horários de sábado. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) informou que, conforme essa mudança, haverá uma redução de cerca de 40% da frota. "O Sintram lamenta o cenário da falta de combustíveis gerada pelas paralisações e conta com a compreensão dos usuários do transporte coletivo por eventuais transtornos causados", explicou o sindicato.
* Estagiários sob supervisão da subeditora Ellen Cristie