Quem precisa utilizar o metrô nesta sexta-feira em Belo Horizonte encontra o transporte até as 9h30, como estava ocorrendo desde o início da semana com a greve dos metroviários. Hoje, os trabalhadores participam de uma assembleia do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) a partir das 10h na Estação Central, onde vão discutir os rumos do movimento.
Nessa quinta-feira, feriado de Corpus Christi, o metrô não funcionou. Inicialmente, a categoria aprovou que as 19 estações ficariam fechadas ontem e no domingo, com os trens circulando entre 5h30 e 9h30 somente hoje e no sábado.
Nesta semana, o desembargador Márcio Vidigal, primeiro vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), deferiu a liminar impetrada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e determinou o retorno do metrô. Ele estipulou uma escala mínima em que 80% dos trens devem circular entre 5h30 e 10h e das 16h às 20h. Nos outros horários, deve manter 60% das viagens. A multa pelo descumprimento da medida é de R$ 300 mil. Na quarta-feira, dia 30, o Sindimetro-MG disse que ainda não havia sido notificado da decisão. Assim, as estações continuaram fechadas ontem.
A categoria reivindica reajuste salarial. O diretor jurídico do Sindimetro-MG, Robson Zeferino Gonçalves, disse que na assembleia de hoje será apresentada aos trabalhadores uma proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST).