Leia Mais
Rotativo digital vai mudar lógica que vigorava há 50 anos em Belo HorizonteBelo Horizonte vai ganhar mais oito radares controladores de velocidadeA Prefeitura de BH considera tão importantes essas diretrizes que as incorporou ao planejamento de governo, de acordo com o secretário de Modernização, Jean Mattos Duarte. “Criamos o programa Belo Horizonte Cidade Inteligente (BHCI) para reunir todo o programa de governo, para governar para quem precisa e fazer a cidade funcionar satisfatoriamente”, disse.
Seguindo esses preceitos, as administrações municipal e estadual ainda têm de buscar melhorias em setores que interferem diretamente com a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade belo-horizontina. Segundo o representante da Connected Smart Cities e diretor da consultoria Urban Systems, que avaliou o ranking durante o evento, Willian Rigon, a capital mineira tem bom desempenho nas questões ambientais, liderando esse quesito no país. “BH já chegou a uma universalidade de saneamento e fornecimento de água que outras cidades ainda estão longe de alcançar. A arborização também é um destaque positivo, bem como a oferta de leitos e de investimento na saúde”, disse.
Contudo, os desafios são ainda muito grandes.
ILUMINAÇÃO Uma das iniciativas de BH que atraiu a atenção de outras cidades participantes do encontro é a iluminação pública modernizada, que permitirá uma automação do sistema, bem como agregar outros serviços. “A iluminação pública de BH é um exemplo de êxito que inspira. Pois você consegue economia, reduz a agressão ao meio ambiente e ainda pode ter outros serviços como a medição da qualidade do ar”, disse o secretário de Modernização de BH, Jean Mattos Duarte.
O desempenho das startups e da economia criativa no estado também ampliou as possibilidades de conexão do estado e essas áreas são importantes dentro da economia mineira. “A economia criativa é hoje considerada como uma válvula do desenvolvimento do estado, dentro de uma cultura que vê a inovação e a tecnologia como essenciais. Minas é um dos maiores polos, em BH temos o São Pedro Valley que é a maior comunidade de startups do mundo, com cerca de 300”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. (MP)
CIDADES INTELIGENTES
Confira a posição de Belo Horizonte no ranking brasileiro
Resultado geral
1ª São Paulo
2ª Rio de Janeiro
3ª Curitiba
4ª Belo Horizonte
5ª Vitória
BH entre os 10 mais conectados
» Meio ambiente: 1ª
» Saúde: 2ª
» Urbanismo: 2ª
» Mobilidade e acessibilidade: 5ª
» Empreendedorismo: 5ª
» Tecnologia e inovação: 8ª
» Educação: não entra
» Governança: não entra
» Economia: não entra
» Segurança: não entra
» Energia: não entra
Fonte: Connected Smart Cities