Falta pouco para a Seleção Brasileira começar a correr atrás da bola na Copa da Rússia, e os esquemas especiais já estão sendo organizados nas escolas e faculdades da capital mineira para os primeiros jogos da Seleção que acontecem nos dias úteis. Alguns colégios particulares decidiram manter as aulas e transmitir as partidas na própria instituição, em atividades interativas com os alunos. Outros vão suspendê-las apenas nos horários das partidas. As escolas públicas ainda não divulgaram calendário para os dias de jogos.
Leia Mais
Veja o que abre e fecha em BH nos dias dos jogos do Brasil na Copa do MundoA dois dias da Copa do Mundo, BH ainda tem poucos locais decoradosBancos alteram horário de atendimento durante jogos do Brasil na Copa; confiraPrazo para cadastramento escolar 2019 termina nesta sexta Ônibus de BH vão circular em horários reduzidos durante jogos do Brasil na Copa do MundoEscolinhas de futebol de BH promovem campeonatos 'internacionais' na Copa 2018Saiba como funcionarão os órgãos e as entidades públicas de BH em dias de jogos da SeleçãoGrupo furta carro e entra com veículo dentro de concessionária em PassosBH já tem mais de 200 presos por embriaguez ao volante em 2018Segundo levantamento do Estado de Minas, algumas escolas já definiram qual será o esquema na primeira etapa da Copa do Mundo, a fase de grupos. Os colégios Santo Agostinho, Sagrado Coração de Maria e Arnaldo transmitirão os jogos contra a Costa Rica, na sexta-feira, e a Sérvia, na quarta-feira, aos alunos. Os dois jogos acontecerão, respectivamente, às 9h e às 15h. Após as partidas, os alunos retornarão à sala de aula.
Decidiram suspender as aulas nos turnos dos horários de jogos os colégios Batista, Bernoulli, Nossa Senhora das Dores, Santa Doroteia e Magnum Cidade Nova.
Já nos colégios Marista Dom Silvério e Santo Antônio, as aulas ocorrem normalmente nos dias dos jogos. A suspensão das aulas será avaliada de acordo com o desenvolvimento da Seleção Brasileira na Copa.
Na escola infantil Casa Fundamental, no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, as aulas se iniciam às 13h nos dias em que os jogos acontecem no período da manhã, e, quando os jogos forem no período da tarde, as atividades estão previstas para terminar às 13h. As escolas da Rede Coleguium também não funcionarão no dia 22 pela manhã. Nos dias dos jogos às 15h, as aulas serão normais no período da manhã e sem aulas a partir das 15h.
Algumas escolas ainda não decidiram como funcionarão nos dias em que a Seleção Brasileira entra em campo. É o caso dos colégios Loyola, Santa Maria e Padre Eustáquio. A diretoria do Colégio Loyola informou ainda que o conselho deve definir hoje o calendário. Até o momento, apenas o Instituto Maria Montessori, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, optou por suspender as aulas nos dias de jogos.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) disse que vai encaminhar, ainda nesta semana, um ofício com orientações para a rede estadual sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção.
ENSINO SUPERIOR Algumas faculdades da capital mineira terão seus horários de funcionamento alterados. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou que aulas da manhã serão suspensas nos dias em que o Brasil tiver jogos nesse período, e retomadas a partir das 14h. Nos jogos às 15h, as aulas serão normais no período da manhã e sem aulas a partir das 15h. Apenas os serviços essenciais, como o Hospital das Clínicas, manterão o funcionamento normal.
A PUC-Minas e a Fumec suspenderão aulas na manhã do dia 22. A Fumec já agendou reposição no dia 29, uma semana após o jogo da Seleção, mas não se posicionou sobre a programação para o jogo contra a Sérvia, no dia 27. A PUC-Minas também informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas das 13h às 18h na quarta-feira (27).
Os alunos do Newton Paiva serão liberados nos horários dos jogos. O centro universitário informou ainda que calendário acadêmico já foi ajustado para o cumprimento integral da carga horária dos programas das disciplinas e a realização das demais atividades previstas.
* Sob supervisão do editor Roney Garcia.