Está sendo velado nesta sexta-feira, no Funeral House, o corpo do ex-vice reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Evando Mirra de Paula e Silva, emérito da Escola de Engenharia. O acadêmico foi vice-reitor da UFMG entre 1990 e 1994 e ocupou os cargos de pró-reitor de pesquisa, chefe de departamento e presidente de diferentes entidades, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em entrevista à UFMG, a professora Vanessa Guimarães Pinto, reitora no período em que Evando ocupava a vice-reitoria, disse que Mirra deixa amigos em toda a universidade, uma vez que atuava, também, na psicologia, filosofia e letras. “Era uma pessoa muito especial, um carinho só. Dividi com ele uma fase importante da minha vida e com ele aprendi muito”, contou.
Leia Mais
UFMG procura voluntários para teste de medicamento preventivo contra AidsUFMG se destaca na pesquisa de doençasEntrevista com Sandra Goulart, reitora da UFMG: 'Não há país sem educação, ciência e tecnologia'Nomes de candidatos a reitor da Unimontes são divulgadosBombeiros alertam comerciantes de BH para segurança durante a Copa do MundoEm clima morno, ambulantes atiçam torcedores de BH com bandeiras e cornetasMinas Gerais registra três mortes por dengue neste anoÀ UFMG, a vice-presidente da SBPC, Vanderlan Bolzani, lamentou a morte do professor "que grande contribuição para o universo científico-tecnológico do país". "Evando Mirra era fascinante, com sua visão de que, para atingir patamares de Primeiro Mundo, o Brasil precisa criar uma cultura inovadora, que ainda não temos. Ele sabia que falta ao país despojamento para utilizar o seu conhecimento e a sua ciência para fazer inovação local", contou.
No Facebook, diversas pessoas publicaram na página do professor mensagens de pesar. "O mundo perdeu mesmo uma pessoa incrível, sensível, boníssima", escreveu uma.
O corpo de Evando será cremado neste sábado, no Cemitério da Colina, em cerimônia restrita.
.