Dois homens de 40 e 49 anos foram presos, na madrugada desta terça-feira, flagrados tentando furtar cabos dentro de uma galeria pluvial na Rua dos Guaranis, esquina da Rua dos Tamoios, Centro de Belo Horizonte. A ação foi flagrada pelas câmeras do Olho Vivo.
Leia Mais
Furto de fios põe sistema de semáforos de Belo Horizonte em paneNovos furtos de cabos apagam semáforos na Avenida Cristiano MachadoRompimento de cabo de energia elétrica deixa sem luz parte da Região Centro-Sul de BHPM prende quatro por furto de cabos de semáforos na Avenida Bernardo VasconcelosHomem tenta furtar galpão e acaba atacado por cães da raça rottweiler em BH Jovem é morto a tiros em frente a condomínio em VespasianoCom a dupla foi apreendia uma serra e uma barra de vergalhão usada para abrir o bueiro. Os homens foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan).
A edição desta terça-feira do Estado de Minas mostra que, todos os dias, cerca de 400 metros de cabos que alimentam semáforos de Belo Horizonte são arrancados de ruas e avenidas da capital mineira.
A cada semana, a média de furtos no sistema chega a 2,8 quilômetros de fios, enquanto a capacidade de reposição da BHTrans, conforme contrato de prestação de serviço, é de 1 mil metros por mês, o que cria, na prática, um abismo entre a atuação dos criminosos e o trabalho diário de substituição para manter os sinais funcionando e evitar acidentes.
O resultado é prejuízo em grande escala para a população, não apenas financeiro, mas também no cotidiano, já que não é possível repor o cabeamento na mesma velocidade em que ele é retirado, o que tem deixado por longos períodos cruzamentos sinalizados apenas com as velhas placas de “Pare”.
.