Jornal Estado de Minas

Ônibus de BH vão circular em horários reduzidos durante jogos do Brasil na Copa do Mundo

Pessoas que dependem do transporte público para chegar aos locais de trabalho devem se preparar para as mudanças nos horários de circulação dos ônibus em Belo Horizonte e região metropolitana durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. 

Nesta sexta-feira, dia 22, durante o confronto contra a Costa Rica, marcado para 9h, em BH a circulação sofrerá queda. Conforme a BHTrans, haverá um reforço no horário de pico até as 8h para levar as pessoas aos locais de trabalho. No entanto, durante a partida, a circulação será reduzida e voltará ao normal às 12h. 

A BHtrans explica que a programação vai atender tanto quem precisa chegar ao trabalho, quanto as pessoas que precisam deslocar-se pela cidade para assistir aos jogos. A medida também será estendida ao jogo entre Brasil x Sérvia, marcado para as 15h da próxima quarta-feira, 27 de junho. Ao final da partida, a BHTrans informou que haverá um reforço na frota de viagens.

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), por sua vez, também confirmou que, durante as duas partidas, os coletivos que atendem a regão metropolitana irão circular em quadro de horários de sábados e dias atípicos. 

Nesta sexta-feira, por exemplo, a circulação será normal para dias úteis até as 7h. No período até as 11h, as linhas vão circular com 10% a menos do efetivo. Entre 11h e 13h, as linhas vão circular com o quadro de horários de pico da manhã em dias úteis e das 13h às 23h59, os ônibus vão obedecer os horários dos dias úteis.

"No dia 27 de junho (quarta-feira), em que o jogo será às 15h, os ônibus metropolitanos circularão com quadro de horários de dia útil da 0h às 14h e, após esse horário, será o quadro de horário de sábado", informou a secretaria.

Bancos e comércio  


Assim como o transporte público, bancos e comércio também passam por adaptações durante as partidas da Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira, devido ao jogo marcado para as 9h, as agências bancárias vão funcionar das 13h às 17h.
Na quarta-feira,, quando o jogo começará às 15h, o expediente bancário será das 9h às 13h. 
 
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os boletos com vencimento nos dias em que os horários passarem por alterações poderão ser quitados nos caixas eletrônicos e internet banking. 

Segundo a entidade, a recomendação entra em vigor “por motivos de segurança das agências e de transporte de valores”. A Febraban esclarece ainda que os bancos deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos do Brasil, com uma com antecedência mínima de 48 horas. 
 
Já o comércio e os shoppings, segundo deliberação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), abrirão as portas às 12h nesta sexta-feira. Na semana que vem, devido ao jogo contra a Sérvia às 15h, as lojas funcionam das 8h às 14h30, retornando as atividades às 17h30. 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Regina Werneck 
.