Brasil e Costa rica entram em campo hoje para começar a definir seu futuro na Copa do Mundo. Mas, se depender do otimismo de um grupo de brasileiros, que embarca para a Rússia nos próximos dias ou acaba de chegar ao país-sede, a presença dos comandados de Tite na próxima fase do Mundial é questão de tempo. De quatro tempos de 45 minutos, para ser mais preciso. Embora o clima tenha começado morno nas ruas de Belo Horizonte, com pouca decoração verde e amarela e comércio tímido, a estreia de Neymar e companhia fez “pintar um clima”. Que o digam aqueles que ainda correm para arrumar bandeiras e adereços nas malas, confiantes de que vão testemunhar os brasileiros levantando o hexa.
Leia Mais
Ônibus de BH vão circular em horários reduzidos durante jogos do Brasil na Copa do MundoEscolinhas de futebol de BH promovem campeonatos 'internacionais' na Copa 2018Especialistas dão dicas para celebrar a Copa 2018 e festas juninas evitando acidentesAlunos trocam uniforme pela camisa da Seleção Brasileira para ver o jogo na escolaJogo Brasil x Costa Rica para fábrica de alpargatas em Montes Claros; veja vídeoBelo-horizontino troca café da manhã por cerveja para ver o Brasil na Copa 2018Fim de semana será de ar seco e tempo estável em Minas Gerais Furto de cabos faz BHTrans gerenciar até 8 cruzamentos, todos os dias, sem semáforoAs expectativas, claro, são altas, mas não menores que a confiança em uma goleada contra Costa Rica na manhã de hoje. “A expectativa é a melhor possível. Acho que o time poderia ter rendido mais contra a Suíça, no último domingo. Mas hoje é dia de pontuar para garantir a classificação. Se o Brasil vencer, a animação aumenta ainda mais para a viagem. Se perder, vai abalar, sim. Mas seguimos otimistas”, contou Guilherme.
Tão otimistas que já garantiram ingressos para oitavas e quartas de final. “Estamos confiantes de que o Brasil não vai perder e ansiosos para ver a Seleção na final”, comentou Valdir. Esta é a primeira vez que eles viajam para acompanhar jogos da Copa. O pai de Guilherme conta que a viagem começou como uma brincadeira, em uma conversa de bar com amigos. “Estávamos brincando, dizendo ‘Vamos para a Rússia, vamos para a Rússia’. Por fim, decidimos transformar a brincadeira em realidade”, conta. O grupo retorna ao Brasil em 8 de julho, e vai acompanhar a final em casa.
O amor de Guilherme pelo futebol começou ainda criança, como torcedor do Cruzeiro.
Questionado sobre a possibilidade de o Brasil não se classificar, ele contou que a viagem vale de toda forma, e que não cogita voltar para a casa antes do previsto. A mala já está pronta: bandeiras do Brasil, camisas da Seleção e, é claro, a do time do coração de Guilherme. Para hoje, ele aposta no placar de 3 a 1 para o Brasil.
Passagem garantida. Ingresso, nem tanto
A expectativa de conquista brasileira em terras russas também levará um grupo de seis amigos ao país-sede da Copa do Mundo.
Com a cara e a coragem, mas sem a certeza de que conseguirão assistir a uma partida da Seleção Brasileira, os amigos pensam em adquirir ingressos quando chegarem à Rússia. “A gente comprou as passagens um ano atrás, porque estava mais em conta. Acabou coincidindo de ser no dia do jogo do Brasil contra a Sérvia. A ideia é tentar assistir a alguma partida das oitavas ou quartas de final do Brasil, mas nada certo ainda”, disse Charles.
Os amigos vão aproveitar a ida à Rússia para conhecer outros países, como Hungria, Áustria, Itália, Espanha e Portugal. O retorno ao Brasil está marcado para 20 de julho, cinco dias após a final da Copa do Mundo.
Já o belo-horizontino Lucas Lopes Bicalho Colares, de 30, chegou a São Petersburgo ontem, depois de dois dias desde a partida. E vai aproveitar para comemorar o aniversário em sua primeira viagem para a Copa do Mundo. “É a primeira, e não será a última. Consegui uma folga no trabalho e vim. Foram dois dias de viagem e já chorei três vezes, porque é muita emoção”, contou. Lucas disse que é alucinado por futebol por influência do pai, atleticano. A expectativa é a melhor possível. “O clima está ótimo por aqui. Já encontrei com vários outros brasileiros em um bar”, revelou, ao ser questionado sobre a animação na Rússia. “Esperamos uma boa partida hoje. E eu vou ficar até as oitavas de final”, comentou ele, que arrisca um placar mais apertado para hoje: 2 a 1 para o Brasil. (Colaborou Lucas Soares*) * Estagiários sob supervisão do editor Roney Garcia
As regras do jogo
Confira como será o funcionamento do comércio, serviços e repartições hoje, devido ao jogo da Seleção Brasileira
BANCOS
» O expediente será das 13h às 17h
COMÉRCIO
» Lojas de rua e de shoppings abrirão as portas a partir das 12h
TRANSPORTE
Ônibus metropolitanos
» Das 7h às 11h, linhas circularão com efetivo 10% menor. Das 11h às 13h, ônibus rodarão com quadro de horários de pico da manhã em dias úteis
Ônibus municipais
» Até as 8h haverá reforço na frota de ônibus do transporte público municipal. Entretanto, a circulação será reduzida das 9h às 12h
Metrô
» O metrô da capital funcionará normalmente
SERVIÇO PÚBLICO
Repartições estaduais, federais e municipais
» Expediente tem início às 14h
EDUCAÇÃO
Escolas municipais, estaduais e particulares
» Cada instituição tem autonomia para definir como serão as aulas em dias de jogos