Segundo a Via-040, concessionária responsável pelo trecho, existia a previsão de liberação às 10h, mas a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) solicitou a colocação de mais serragem na pista, jogando a previsão para 10h40. A empresa informou que o transbordo da carga foi concluído às 8h20 e a remoção do veículo pesado também já foi concluída, restando concluir os serviços de limpeza.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o veículo pesado tombou ontem bem próximo do viaduto sobre a Avenida Amazonas, por volta das 22h30, e com isso houve derramamento do combustível, o que motivou o fechamento do trânsito para os trabalhos de limpeza e transbordo da carga que permaneceu no caminhão.
Para facilitar os trabalhos, o tráfego foi desviado para a Avenida Tereza Cristina em um ponto antes ao local do acidente. Mesmo assim, é grande a retenção no local na manhã desta terça-feira. Por outro lado, o trânsito flui normalmente no sentido Rio de Janeiro. A melhor opção nesta manhã é evitar o Anel no sentido Vitória até que o fluxo seja totalmente liberado. A lentidão no trânsito também se estende à Avenida Amazonas. Equipes de remediação do vazamento também foram acionadas, além do Corpo de Bombeiros.
O tenente Pedro Barreiros, que comanda o policiamento no Anel, explicou que como a ocorrência é bastante complexa com o vazamento de cerca de 11 mil litros de óleo diesel, todo um protocolo precisa ser seguido, inclusive com uma técnica específica de destombamento usando um tipo de fita e não cabo de aço, para prevenir possibilidades de incêndio no local. E como houve vazamento de grande quantidade de óleo, a limpeza da pista após o destombamento também tem que ser bastante criteoriosa para eliminar os riscos de derrapagem dos veículos.