As estradas de Minas Gerais, dona da maior malha viária do país, são rota dos criminosos que distribuem drogas para diferentes estados. Mas o tráfico não está sendo tão fácil. Antes ainda do encerramento do primeiro semestre deste ano, a apreensão de maconha nas rodovias administradas pela União que cortam o estado feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) já é quase o dobro do que os agentes conseguiram retirar de circulação em 2017 todo. De janeiro até ontem, foram retidas sete toneladas do entorpecente, contra 4,2t em todo o ano passado. A última grande apreensão ocorreu ontem, Dia Internacional de Combate às Drogas, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Agentes da PRF desconfiaram do condutor de um caminhão carregado com madeira e fizeram buscas no compartimento de carga. Lá, encontraram milhares de barras de maconha. O total apreendido ultrapassa três toneladas.
Leia Mais
PRF apreende mais de três toneladas de maconha na Grande BHPM apreende cerca de 70 quilos de maconha no Vale do AçoNo interior de Minas, PRF apreende maior quantidade de cocaína no anoPRF apreende carreta com 3 toneladas de maconha que ia para o Rio de Janeiro Força tarefa apreende mais de meia tonelada de maconha e skunk em Uberlândia Homem é encontrado morto às margens da BR-040, em Ribeirão das NevesEm quantidade, a maconha é a droga mais apreendida pela PRF. Ontem, uma fiscalização de rotina retirou mais de três toneladas de circulação. Agentes abordaram um caminhão com placas do Paraná, que estava carregado com carga de eucalipto serrado. Quando solicitaram a documentação do veículo, os agentes já notaram o nervosismo do condutor, identificado apenas pelas iniciais A.S.O.
Segundo a PRF, o homem, ao ser questionado sobre a carga, deu respostas suspeitas. Além disso, apresentou uma nota fiscal com números elevados. Diante disso, os agentes fizeram buscas minuciosas no compartimento de carga. Eles avistaram uma lona preta que estava em meio à madeira. Os policiais começaram a fazer a retirada da carga e já no início do trabalho encontram os primeiros fardos, com vários tabletes de uma substância semelhante a maconha. Na continuidade da averiguação, outros milhares de tabletes foram apreendidos. Ao todo, a carga de droga pesou 3,1 mil quilos.
De acordo com a PRF, o motorista afirmou que carregou o caminhão em Sorocaba, interior de São Paulo, e seguia para Salvador, na Bahia.