O horário de pico começou mais cedo em Belo Horizonte nesta quarta-feira devido ao jogo entre Brasil e Sérvia na Copa do Mundo. Como muitos funcionários foram liberados mais cedo, o trânsito está caótico em alguns pontos da cidade. Diversos pontos de congestionamento são registrados pela BHTrans. As longas filas vêm causando irritação de alguns motoristas, que buzinam a todo momento.
Veja como está o trânsito de Belo Horizonte
Segundo a BHTrans, as principais vias da cidade estão com lentidão devido ao deslocamento de torcedores. Na região do Centro e Centro-Sul de Belo Horizonte, a situação é bastante crítica. Devido ao grande número de veículos, o trânsito está praticamente parado.
Na Avenida Francisco Sales, entre os bairros Floresta e Funcionários, em diversos trechos há registro de lentidão. O mesmo acontece na Avenida Getúlio Vargas, onde ambos os lados estão com lentidão. Congestionamentos são registrados, ainda, na Avenida Barão Homem de Melo e Avenida Silva Lobo.
Na Região Nordeste, há lentidão na Avenida Cristiano Machado em diversos trechos, assim como na Rua Jacuí. A BHTrans e a Polícia Militar implantaram uma operação para monitorar o trânsito.
Segundo a BHTrans, desde 11h uma programação semafórica especial foi iniciada na cidade, priorizando os principais corredores e a área central. A ação é semelhante ao que ocorre em horário de pico. “Equipes de campo atuando e monitorando para adequações semafóricas, em tempo real, conforme demanda”, explicou em nota.
No Anel Rodoviário de Belo Horizonte, além do grande número de veículos, o trânsito é lento devido a um acidente no Bairro Califórnia, na Região Noroeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mulher foi atropelada na via. Uma faixa está interditada para o socorro da vítima. O estado de saúde dela não foi informado.
Transporte público
Vale lembrar que a partir das 15h, quando a bola rolar no jogo do Brasil, haverá redução no número de viagens em relação ao dia útil. A BHTrans, contudo, informou que acompanhará a operação para fazer ajustes, caso a demanda de passageiros seja maior do que imaginado pela empresa. Os horários podem ser acessados pela página da BHTrans ou pelo aplicativo SIU Mobile.
Já os ônibus metropolitanos, conforme a Setop, começou a operar no horário de sábado desde 14h. Segundo a pasta, o transporte metropolitano de Belo Horizonte opera com uma frota de 2.643 veículos, 645 linhas e transporta uma média diária de 660 mil passageiros nos dias úteis.