A saída antecipada dos funcionários das empresas e comércios de Belo Horizonte para assistir ao jogo da Seleção Brasileira na tarde desta quarta-feira deixou o trânsito caótico. Segundo a BHTrans, o grande volume de veículos sobrecarregou os principais corredores da capital mineira e até mesmo causou congestionamentos fora do perímetro interno da Avenida do Contorno, o que não é comum no dia a dia. Para se ter ideia da grande movimentação vivida hoje, diariamente 500 mil veículos trafegam dentro dos limites da avenida.
O caos na cidade começou por volta das 13h. Duas horas antes do início do jogo do Brasil, os funcionários foram liberados das empresas e comércios. A saída simultânea de milhares de pessoas resultou em um longo congestionamento por toda a cidade. Até mesmo a BHTrans, que fez uma operação nos principais corredores da cidade e na área Central, inclusive com programação semafórica especial, admitiu que os corredores ficaram sobrecarregados.
Segundo a BHTrans, as principais vias da cidade apresentaram congestionamento devido ao deslocamento de torcedores. A situação mais crítica foi vista na região Centro-Sul e no Centro de Belo Horizonte, onde os motoristas pouco aceleravam os veículos. Mesmo assim, outras áreas da capital mineira tiveram trânsito lento. Uma delas foi a Região Nordeste, que apresentou lentidão, pela segunda vez no dia, na Avenida Cristiano Machado em diversos trechos, assim como na Rua Jacuí.
Contraste
Diferente nos dias de semana, o trânsito no final da tarde está vazio. Poucos carros são vistos nas vias de Belo Horizonte. Não há registro de lentidão em nenhum trecho da cidade.