Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade será fechada ao público a partir deste domingo (1) para obras de revitalização.
Leia Mais
'Prédio verde' da Praça da Liberdade vai virar Casa do PatrimônioIepha confirma planos para reformar Praça da LiberdadeCoreto da Praça da Liberdade é pichado novamenteColorido toma conta da Praça da Liberdade com grafite de 54 tapumesRevitalização da Praça da Liberdade expõe dívida social com população de ruaCircuito Liberdade ganhará Casa do Patrimônio e nova pintura em cinco espaçosFechamento da Praça da Liberdade para obras divide frequentadoresReforma da Praça da Liberdade restringe estacionamento no localNova regra de construção promete esquentar debates sobre plano diretor de BHFrequentadores noturnos se surpreendem com fechamento da Praça da Liberdade para reformaAs obras foram orçadas em R$ 5,2 milhões – em uma parceria entre o governo estadual, Prefeitura da capital e Vale – e a previsão de conclusão é em novembro. Durante esse período, será proibido estacionar no entorno da praça. Já o trânsito não será alterado.
As intervenções na praça passam pela reformulação do sistema de iluminação, restauração do coreto, da estátua Ninfa e do piso de caminhada, rinstalação das placas de monumentos e do mobiliário, com novos bancos e lixeiras.
O entorno da Praça da Liberdade e as ruas ao redor ainda receberão postes decorativos que farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada.
“A nova iluminação trará segurança para o usuário que passa pela praça”, afirmou a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Michele Abreu Arroyo.
Na reabertura do local, guardas municipais farão a segurança dos visitantes e do patrimônio por meio de patinetes motorizados (estilo segway).