Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade será fechada ao público a partir deste domingo (1) para obras de revitalização.
Tapumes começaram a ser colocados no local nesta sexta-feira e apenas o passeio da Rua Gonçalves Dias estará liberado para passagem de pedestres. Durante a execução das obras, espaços serão deixados para que os pedestres vejam o andamento.
As obras foram orçadas em R$ 5,2 milhões – em uma parceria entre o governo estadual, Prefeitura da capital e Vale – e a previsão de conclusão é em novembro. Durante esse período, será proibido estacionar no entorno da praça. Já o trânsito não será alterado.
As intervenções na praça passam pela reformulação do sistema de iluminação, restauração do coreto, da estátua Ninfa e do piso de caminhada, rinstalação das placas de monumentos e do mobiliário, com novos bancos e lixeiras.
O entorno da Praça da Liberdade e as ruas ao redor ainda receberão postes decorativos que farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada.
“A nova iluminação trará segurança para o usuário que passa pela praça”, afirmou a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Michele Abreu Arroyo.
Na reabertura do local, guardas municipais farão a segurança dos visitantes e do patrimônio por meio de patinetes motorizados (estilo segway).