A Cemig está prestes a concluir o que se revelou a fase mais desafiadora do Plano de Regularização de Atendimento Rural, iniciativa que teve início em 2015 e pretende levar energia elétrica a 50 mil famílias até o final deste ano. Para levar a luz a uma comunidade na zona rural de Santana de Pirapama, na Região Central de Minas Gerais, foi preciso usar um helicóptero para transportar centenas de postes e equipamentos à localidade, que fica em uma área distante da Serra do Cipó. As últimas ligações devem ser concluídas em julho.
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Os trabalhos para a implantação das ligações na comunidade começaram no ano passado. O engenheiro de Planejamento do Sistema Elétrico da Cemig, Leonardo Luiz da Rocha, que integra a equipe de planejamento e controle do Plano de Regularização de Atendimento Rural, conta que poucas estradas levam à Serra do Caiçara e os caminhos são acidentados. Assim, não era possível passar com um caminhão. “Para você ter uma base, levamos postes por 10, 15 quilômetros em linha reta (de helicóptero). Lá tem muita terra, muitas pedras”, explica o engenheiro.
Rocha conta que caminhões levaram os postes, que pesam cerca de 450 quilos, até onde foi possível seguir por via terrestre e, de lá, foram carregados pela aeronave.
Em média, 30 pessoas trabalham nas operações, entre técnicos da Cemig e funcionários de empreiteiras. As equipes chegam ao local por terra. Leonardo Luiz da Rocha diz que faltam quatro famílias para que o trabalho seja concluído no povoado. Duas receberiam as ligações ainda ontem e as outras duas até 10 de julho.
MAIS PRODUÇÃO Márcio Pinto de Oliveira, de 41 anos, é nascido e criado em Serra do Caiçara.
Oliveira conta que representou os vizinhos e se mobilizou para pedir energia elétrica para a comunidade. A ligação na propriedade dele chegou em 15 de outubro de 2017. “Mudou muita coisa, está me ajudando demais mesmo. Até no horário para retirar o leite ajuda. Vai dar pra eu montar uma ordenha, me ajuda até a fazer queijo à noite. Aumentou a produção.
META No fim de 2014, antes do plano, a Cemig tinha 30 mil clientes pendentes de atendimento nos 774 municípios atendidos pela companhia. O serviço de instalação nas localidades atendidas pelo Plano de Regularização de Atendimento Rural é realizado pela empresa sem custo aos moradores beneficiados. As famílias que têm o Número de Inscrição Social (NIS), que identifica cidadãos cadastrados em programas sociais, recebem um kit básico para a instalação elétrica interna, composto por um padrão, um ramal de conexão, três lâmpadas fluorescentes e duas tomadas. A previsão é de que até o fim do ano seja cumprida a meta de instalação de 15 mil quilômetros de rede. O investimento no plano é de R$ 800 milhões..