Palco de shows, referência turística, ponto de encontro, pista de cooper e de caminhadas, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte entra neste fim de semana em uma programação bem diferente. A partir de amanhã, a Praça da Liberdade será fechada ao público para obras de revitalização. Tapumes já começaram a ser colocados no local ontem e apenas o passeio da Rua Gonçalves Dias estará liberado para passagem de pedestres. O projeto de recuperação, antecipado pelo Estado de Minas em fevereiro, está orçado em R$ 5,2 milhões e será custeado pelo governo de Minas, prefeitura da capital e mineradora Vale, com previsão de término em novembro. Durante esse período, o trânsito não será alterado, mas vai ser proibido estacionar no entorno da área sob intervenção.
Leia Mais
Praça da Liberdade será fechada neste domingo para obrasFrequentadores noturnos se surpreendem com fechamento da Praça da Liberdade para reformaMoradores e turistas disputam espaço com tapumes na Praça da LiberdadeFechamento da Praça da Liberdade para obras divide frequentadores
“A nova iluminação trará segurança para o usuário que passa pela praça”, garantiu a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Michele Arroyo. Na reabertura do local, guardas municipais farão a segurança dos visitantes e do patrimônio, por meio de patinetes motorizados (estilo segway) nos horários de pico.
O tradicional coreto terá iluminação interna, da fachada e da cúpula.
A primeira etapa do projeto teve início em maio, com a poda de árvores e intervenção no sistema de iluminação. A segunda etapa passa pela revitalização do local. Uma terceira fase contemplará a revitalização dos prédios do entorno da Praça da Liberdade, com projeto ainda não divulgado. A expectativa é que o anúncio seja feito no próximo dia 4.
Inaugurada em 1897, junto com Belo Horizonte, a Praça da Liberdade já passou por três reformas.