Um caminhão carregado de concreto tombou na manhã deste sábado, no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, deixando o motorista levemente ferido. O acidente ocorreu no temido trecho de descida que fica no sentido Vitória entre os bairros Olhos D’água e Betânia, exatamente poucos metros antes do trevo de acesso ao Bairro Buritis.
Segundo o tenente André Muniz, o condutor alegou que sentiu a carga balançar e quando ele acionou os pedais, o freio não funcionou, caindo na canaleta e tombando em seguida.
Os pneus do veículo pesado estão carecas, o que para o tenente configura mau estado de conservação e por isso uma multa foi gerada. “Também lavramos uma autuação pelo licenciamento vencido”, disse o militar.
O motorista, Daniel Ferreira da Silva, 40 anos, passou pelo teste do bafômetro, que não apontou consumo de álcool. “Eu senti que o freio não pegou e joguei para a direita, para evitar uma tragédia”, disse ele momentos antes de ser socorrido. Sobre o estado dos pneus, Daniel informou que a empresa estava ciente das condições do veículo para fazer a viagem entre o Olhos D’água e Betim, na Grande BH, para onde iria a carga de seis metros cúbicos de concreto. Dois representantes da Capital Mix, firma responsável pelo caminhão, estavam no local, mas não quiseram comentar a situação.
Funcionários da Via 040, concessionária responsável pelo trecho, encostaram dois reboques para fazer a remoção do caminhão. Segundo Fabiano Augusto, representante da Via 040, o trabalho completo deveria durar uma hora. “Houve pequeno vazamento de diesel já contido com serragem e um pouco da carga de concreto também vazou, mas vamos fazer toda a limpeza assim que o caminhão for destombado e retirado”, afirma. Duas faixas do Anel no sentido Vitória foram interditadas, o que causava grande lentidão na região no momento da publicação deste texto.