"Quero os meus cachos de volta". Foi isso que Fernanda Carvalho, de 29 anos, contou que a filha I., de 8, disse quando chegou em casa depois de passar o fim de semana com o pai e a madrasta em Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e ter o cabelo cortado e alisado pela mulher. Insatisfeita, a mãe fez um desabafo no Facebook, em que resume a história como um "fato que nunca achou que iria acontecer".
Em entrevista ao Estado de Minas, Fernanda explicou que a mudança no visual da filha ocorreu quando a criança foi passar o fim de semana na casa do pai e, chegando lá, a madrasta decidiu dar um banho na garota. "Ela perguntou para minha filha se tinha problema em alisar o cabelo e se ela queria. Sem saber direito do que se tratava, a I. respondeu que 'sim'", falou a mãe, que é atendente de uma padaria na cidade. "Além de alisar sem me perguntar, cortou mais da metade do cabelo. Ou seja, quando lavar, vai encolher mais ainda", completou.
Leia Mais
Mulher que mentiu sobre racismo e tentativa de sequestro responderá por delito É falsa denúncia de racismo e sequestro de criança no posto Graal, diz políciaPolícia abre inquérito para investigar caso de racismo de mãe contra professoras em MinasMister Juiz de Fora perde título depois de ser denunciado por agressão à ex-namoradaAinda segundo a mãe, que esperava ser comunicada antes de qualquer procedimento estético no cabelo da filha, as consequências deveriam ser previstas pelo pai e pela madrasta. Ao EM, ela disse que sempre conversa com a filha respeito, aceitação, identidade. "Falo sobre se amar, se gostar.
Fernanda afirmou também que não pretende prejudicar o pai e a madrasta, mas quer que os dois passem a respeitar mais a identidade da criança. Procurado pela reportagem, o casal disse que não vai comentar o caso.
Repercussão
A interferência da madrastra no visual da menor veio à tona quando Fernanda publicou, em seu Facebook e no Instagram da criança, um desabafo sobre o tema, com fotos do cabelo da filha antes e depois de ser cortado e alisado. A menina tem perfis no Instagram e no Facebook, e é seguida por milhares de pessoas nas duas redes sociais. Até a publicação desta matéria, o post da mãe em sua rede, feito na manhã desta segunda-feira, tinha mais de 80 mil compartilhamentos e 248 mil reações.
*Estagiário sob supervisão do editor Roney Garcia.