Após o anúncio da reforma da Praça da Liberdade, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, novas intervenções prometem melhorias em outros equipamentos que integram o Circuito Liberdade até o mês de novembro.
Leia Mais
Moradores e turistas disputam espaço com tapumes na Praça da LiberdadeFechamento da Praça da Liberdade para obras divide frequentadoresPraça da Liberdade será fechada neste domingo para obrasPara receber o novo projeto, o prédio, que fica na esquina da praça com a Rua Gonçalves Dias e estava fechado desde o fim da administração estadual passada, passará por obras de revisão da infraestrutura elétrica, recuperação do piso, retorno das estruturas originais, e adequação às normas do Corpo de Bombeiros, além de modificações no Ateliê de Restauro para viabilizar a visitação pública.
"Ele vai abrigar a sede do Iepha e do Circuito Liberdade e ainda vai trazer grandes espaços abertos à população para que a gente faça a promoção e a salvaguarda do patrimônio cultural. Então nós vamos ter espaços expositivos, laboratórios de restauração visitáveis ao público, todo o acervo documental do Iepha também aberto à visitação e consulta pública", afirma Michele Arroyo, presidente do Iepha.
Também estão previstas revitalizações com nova pintura nas fachadas do próprio prédio verde, além dos edifícios que abrigam o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro, o coreto da Praça da Liberdade e o muro do Palácio da Liberdade. Parcerias com as empresas Coral, Casa & Tinta, Grupo Orguel e com o Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Grais (Sicepot/MG) viabilizaram as novas pinturas, por meio do programa Tudo de Cor.
Outro anúncio feito na manhã desta quarta-feira pela presidente do Iepha diz respeito às obras na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e no Anexo Professor Francisco Iglésias. Serão R$ 5 milhões para a reforma desses dois espaços, que vão passar por modernização das redes elétricas, do ar condicionado, além de obras para prevenção a incêndio, instalação de alarme, circuito fechado de TV, entre outros. O problema crônico das infiltrações será resolvido com a modificação das coberturas..