O fechamento da Praça da Liberdade para reforma só vai permitir em novembro que a população tenha a real dimensão de como ficará um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte quando a obra for concluída. Mas, antes disso, detalhes do novo projeto obtidos pelo Estado de Minas já permitem ao público desvendar novidades no visual, especialmente à noite, por meio da projeção da iluminação de destaque, que já começou a ser implantada. Imagem a que a reportagem teve acesso mostra que a escuridão que vinha caracterizando o espaço no período noturno será deixada de lado, substituída por luzes que tornarão o espaço mais atrativo quando o sol tiver ido embora. O coreto também terá iluminação especial, além de nova pintura, conforme já havia sido anunciado pela presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Michele Arroyo. A revitalização da praça também se estende a outras intervenções no Circuito Liberdade, como a abertura da Casa do Patrimônio e a recuperação da pintura de cinco prédios.
A iluminação do coreto será tanto externa quanto interna. As três fontes da praça também serão iluminadas, todas com tecnologia LED. Porém, enquanto duas terão luzes na cor branca, a outra terá o sistema RGB, que permite a mudança de cores. Já as palmeiras do cartão-postal receberão projetores LED para destaque do tronco e das folhas.
A Praça da Liberdade será o primeiro de 13 pontos da capital a inaugurar uma iluminação de destaque com base no contrato assinado entre a Prefeitura de BH e a Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP), consórcio de quatro empresas que venceu o contrato para assumir e modernizar toda a iluminação pública da cidade. O documento prevê a troca de 182 mil pontos de luz na capital mineira que usam lâmpadas de valor de sódio pela tecnologia LED, além de reduzir o nível de falha de 6% para 1% em três anos de vigência. Segundo o consórcio, cerca de 40 mil já passaram pela troca, com destaque para as regiões do Barreiro, Venda Nova e Norte, praticamente concluídas.
RESTAURAÇÕES Além da nova iluminação e da restauração do coreto, o projeto prevê a recuperação da estátua Ninfa e do piso de caminhada, além da reinstalação das placas de monumentos e do mobiliário, com novos bancos e lixeiras. Os custos para a requalificação estão orçados em R$ 5,2 milhões, a serem assumidos pela Prefeitura de BH, governo de Minas e mineradora Vale. Na semana passada, a presidente do Iepha, Michele Arroyo, anunciou que o chamado “Prédio Verde”, que foi inaugurado em 1897 e funcionou como sede da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas, vai se transformar em um novo equipamento do circuito, batizado de Casa do Patrimônio. O espaço vai receber, a partir de novembro, ateliê de restauração aberto à visitação e exposições, além de ser novamente a sede do Iepha.
Outras mudanças estão previstas para a pintura dos prédios do conjunto de museus. Haverá revitalização, por meio de parcerias com a iniciativa privada, da pintura do Arquivo Público Mineiro, do Museu Mineiro, da própria Casa do Patrimônio, do coreto da praça, do muro e dos gradis do Palácio da Liberdade. Segundo o Iepha, tudo será entregue em novembro e as empresas participantes da parceria são Coral, Casa & Tinta, Grupo Orguel e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot/MG).
Iluminação renovada
em estilo republicano compõem o conjunto da Praça da Liberdade. Como integram o tombamento do espaço, serão mantidos
33
deles serão remanejados para o ambiente interno da praça. Terão sobretudo caráter decorativo
27
já estão posicionados na porção interior da praça
190
pontos de iluminação (há postes que têm dois) estão previstos para a praça e seu entorno após a revitalização
44
novos pontos em 22 postes vão ser acrescentados à iluminação da praça
Sob os holofotes
Veja a lista dos 12 outros pontos de BH em que está prevista a implantação de iluminação de destaque
» Orla da Lagoa da Pampulha
» Casa do Baile
» Museu de Arte da Pampulha
» Praça Alberto Dalva Simão
» Mirante das Mangabeiras
» Praça do Papa
» Parque Municipal
» Entorno da Praça da Liberdade
» Praça Duque de Caxias
» Viaduto Santa Tereza
» Praça da Estação
» Museu de Artes e Ofícios