A Via 040, concessionária responsável pelo trecho do Anel entre os bairros Olhos D'água (Região do Barreiro) e Califórnia (Região Noroeste), informou que há divergência entre a velocidade efetivamente aferida no equipamento e a sinalização presente nos radares dos Kms 534 (entre a Avenida Delta e o viaduto da Via Expressa), 537,1 (Entre a saída para São Paulo e o viaduto da Avenida Amazonas) e 540,5 (próximo à subestação da Cemig, no Bairro Bonsucesso).
A medida tomada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que é a autoridade policial responsável via convênio para chancelar as infrações e gerar as multas para os condutores, informou que todas as multas serão canceladas independente de defesa ou recurso. Aqueles que já pagaram a penalidade poderão solicitar o reembolso no site da PRF. Para realizar o pedido é preciso baixar o formulário restituição de valores. Após o preenchimento, o documento deve ser entregue na sede da Superintendência Regional da PRF em Minas Gerais ou em qualquer posto da PRF. Também é possível enviá-lo via correios para a sede.
O principal problema que gerou as infrações foi o fato de dois dos três radares estarem com placa informando sobre limite de 80 Km/h, mas aplicação de apenas 70 Km/h, o que induziu condutores a trafegarem acima do que realmente era o máximo para não serem multados. Esses dois radares em que isso aconteceu estão nos Kms 534 (entre a Avenida Delta e o viaduto da Via Expressa) e 540,5 (próximo à subestação da Cemig, no Bairro Bonsucesso). No outro equipamento, do Km 537,1 (Entre a saída para São Paulo e o viaduto da Avenida Amazonas), aconteceu o contrário. O radar estava aferido para 80 Km/h e a placa indicava 70 Km/h.
Todos esses três fiscais eletrônicos fazem parte de um lote de 10 equipamentos instalados pela Via 040 no Anel, todos no modelo pardal, que começaram a multar em 27 de abril. A Via 040 informou que as sinalizações já foram substituídas de forma a ficarem compatíveis com a aferição dos radares e vai decidir se haverá alguma mudança de limite de velocidade no sentido Rio, onde há variações entre 70 Km/h e 80 Km/h de velocidades máximas permitidas.